Quinta-feira, 4 fev 2010 - 11h54

Tudo pronto para o lançamento do Observatório de Dinâmica Solar

A agência espacial americana (Nasa) anunciou o lançamento de um novo observatório que terá a missão de transmitir para a Terra fotografias em alta resolução do Sol. O novo satélite chamado Observatório de Dinâmica Solar (SDO) será capaz de enxergar além dos limites da luz visível, com sensores desenvolvidos para captar diferentes comprimentos de onda.

Observatório Dinâmico Sol (SDO)
Clique para ampliar

"Seus telescópios estudarão as manchas e as tempestades solares com maior qualidade de pixels e cores como nenhum outro observatório já registrou na história da física solar", comunicou a agência.

Segundo os cientistas, as novas imagens da sonda vão ajudar a compreender melhor a dinâmica do Sol, seus campos magnéticos, variações de radiação e outros fatores. Os dados coletados pelo satélite vão ajudar responder grandes questões, como por exemplo, o tempo de vida do Sol.

Muitos eventos importantes na atividade solar ocorrem fora do alcance do espectro da luz visível e não são captados pelos telescópios convencionais. Mas agora, a Nasa promete revelações com o envio do observatório ao espaço, dentro do programa Living with a star.

O Observatório de Dinâmica Solar partirá acoplado ao foguete Atlas V direto do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA) na próxima terça-feira, dia 9. O lançamento está previsto para 13h30 pelo Horário de Brasília e será transmitido ao vivo pelo Apolochannel , que retransmite a NASA-TV.


Foto: Observatório de Dinâmica Solar antes do lançamento, no Centro Espacial Goddard, da Nasa. Na cena, a nave está sendo colocada na posição horizontal para testes Credito: NASA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron