Quinta-feira, 4 fev 2010 - 11h54
Tudo pronto para o lançamento do Observatório de Dinâmica Solar
A agência espacial americana (Nasa) anunciou o lançamento de um novo observatório que terá a missão de transmitir para a Terra fotografias em alta resolução do Sol. O novo satélite chamado Observatório de Dinâmica Solar (SDO) será capaz de enxergar além dos limites da luz visível, com sensores desenvolvidos para captar diferentes comprimentos de onda.
![]() Clique para ampliar "Seus telescópios estudarão as manchas e as tempestades solares com maior qualidade de pixels e cores como nenhum outro observatório já registrou na história da física solar", comunicou a agência. Segundo os cientistas, as novas imagens da sonda vão ajudar a compreender melhor a dinâmica do Sol, seus campos magnéticos, variações de radiação e outros fatores. Os dados coletados pelo satélite vão ajudar responder grandes questões, como por exemplo, o tempo de vida do Sol.
Muitos eventos importantes na atividade solar ocorrem fora do alcance do espectro da luz visível e não são captados pelos telescópios convencionais. Mas agora, a Nasa promete revelações com o envio do observatório ao espaço, dentro do programa Living with a star. O Observatório de Dinâmica Solar partirá acoplado ao foguete Atlas V direto do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA) na próxima terça-feira, dia 9. O lançamento está previsto para 13h30 pelo Horário de Brasília e será transmitido ao vivo pelo Apolochannel , que retransmite a NASA-TV.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A melhor ação é aquela que assegura a maior felicidade ao maior número de pessoas" - Francis Huttcheson -