Procure no Apolo11
Quarta-feira, 25 abr 2012 - 10h06

Tudo pronto para o lançamento do novo cargueiro espacial americano

Se tudo correr bem, no próximo dia 7 de maio será lançada de cabo Canaveral a SpaceX, primeira nave privada dos EUA a se acoplar à Estação Espacial Internacional. Com isso, a Nasa deverá se livrar de um incômodo problema de transporte de carga espacial, atualmente nas mãos da agência espacial russa, Roscosmos.

A data de lançamento foi anunciada esta semana pela empresa privada SpaceX, escolhida e patrocinada pela Nasa para desenvolver e gerenciar o provável substituto para os ônibus espaciais, retirados de operação em 2011.

O lançamento será feito através de um foguete do tipo Falcon 9 e estava inicialmente previsto para 30 de abril, mas novos testes de software fizeram a SpaceX atrasar a ignição dos motores.

Continua após a publicidade


O objetivo será enviar a cápsula automática Dragon até a Estação Espacial Internacional, ISS, atualmente habitada por seis astronautas. Em seguida, com auxílio do braço robótico da Estação a nave será capturada e atracada ao corpo principal do complexo orbital, onde entregará suprimentos e novos equipamentos à tripulação.


Falcon e Dragon
Em 2010, a SpaceX realizou uma série de testes bem sucedidos com o foguete Falcon 9 e a cápsula Dragon. De acordo com os engenheiros da empresa, a Dragon poderá transportar até 6 toneladas de materiais à ISS, além de mais quatro astronautas. Apostando nessa capacidade, em 2008 a Nasa assinou um contrato de 12 anos com a Space X, no valor total de US$ 1,6 bilhão.

Tanto o foguete Falcon 9 como a cápsula Dragon foram desenvolvidos exclusivamente pela SpaceX, que contou com o apoio e assessoria da Nasa.

Pesando 333 toneladas, o Falcon 9 tem 3.6 metros de diâmetro e 54.9 metros de altura e seu custo é estimado em 45.8 milhões de dólares. Segundo a SpaceX, o foguete pode levar até 10.5 toneladas até a órbita baixa de 600 km e 4.5 toneladas até a órbita geoestacionária de 36 mil quilômetros.

A agência espacial americana ainda não divulgou o horário de lançamento do novo cargueiro, que será transmitido ao vivo pelo Apolo11.com.


Artes: No topo, concepção artística mostra a cápsula Dragon acoplada à Estação Espacial Internacional. Na sequência, vídeo mostra o lançamento do foguete Falcon 9, realizado em 14 de maio de 2010 como parte dos testes de qualificação da missão. Crédito: SpaceX, Nasa, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -