Segunda-feira, 31 out 2011 - 11h19

Tudo pronto para o primeiro acoplamento da Estação Espacial Chinesa

Alguns dias depois de entrar em órbita, o primeiro módulo da estação espacial Chinesa já receberá sua primeira visita. Nesta terça-feira, um foguete não tripulado partirá do noroeste da China com o objetivo de transportar até o espaço a nave Shenzhou 8, que se acoplará ao módulo recém-lançado.

Colocado no espaço em 29 de setembro de 2011, Tiangong 1, o coração da estação espacial chinesa, é um laboratório espacial de 8,5 toneladas, que será usado como ponto de interconexão entre as diversas partes da Estação. Com o propósito de testar as tecnologias envolvidas, em dois anos Tiangong-1 será descartado.

Em mandarim, Tiangong-1 significa “Palácio Celestial”.

O lançamento dessa terça-feira é crucial para os esforços da China em construir sua própria estação. O acoplamento será feito de forma automática e tem como objetivo desenvolver as habilidades tecnológicas e logísticas necessárias ao funcionamento de um laboratório espacial completo, que deverá abrigar astronautas por longos períodos.

O lançamento está previsto para as 07h58 pelo horário de Brasília, a partir do Jiuquan Satellite Launch Center, no deserto de Gobi.

Segundo a agência espacial chinesa, CNSA, o próximo passo será enviar, já em 2012, duas missões tripuladas à Tiangong-1, que deverão aprimorar ainda mais as técnicas de acoplagem no espaço.

Os testes não tripulados são fundamentais para que os engenheiros chineses determinem se a versão modificada da nave Shenzhou é adequada às viagens tripuladas. De acordo com Wu Ping, porta-voz da agência espacial chinesa, "é muito difícil e arriscado unir dois veículos em órbita, viajando em alta velocidade, com uma margem de erro de no máximo 20 centímetros. Colisões podem ser caras e até mesmo fatais", explicou Ping.

Além da estação espacial, a China planeja pousar um pequeno robô na Lua também em 2012, com grandes possibilidades de enviar um astronauta em 2020.

Para seguir a Estação Espacial Chinesa e prever se poderá ser vista a partir de sua cidade, use o SATVIEW


Fotos: No topo, módulo Tiangong-1, base da estação espacial chinesa, em órbita desde 29 de setembro de 2011. Acima, Centro de Controle de lançamentos de Jiuquan, localizado no deserto de Gobi. Créditos: CCTV, Wikemedia Commons, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy