Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quarta-feira, 10 abr 2019 - 11h19
Por Rogério de Souza leite

Tudo pronto para sonda israelense pousar na superfície da Lua!

Se tudo ocorrer como planejado, a sonda israelense Beresheet tocará a superfície da Lua na tarde quinta-feira. Será um momento histórico e colocará o país como a quarta nação do mundo a pousar um objeto no solo lunar.

Lua vista pela sonda israelense Beresheet
Lua vista pela sonda israelense Beresheet

O pouso da sonda Beresheet ocorrerá no Mar da Serenidade (Mare Serenitatis) em algum momento entre 16h00 e 17h00 BRT.

Beresheet, que em hebreu significa "No Começo" foi lançada em 21 de fevereiro de 2019 a bordo de um foguete Falcon 9 da empresa SpaceX Falcon 9. Toda a missão é custeada pela organização sem fins lucrativos SpaceIl.

Em 4 de abril a nave realizou uma operação crucial, quando o disparo de retrofoguetes durante seis minutos reduziram a velocidade da nave para 997 km/h, o suficiente para que a gravidade da Lua capture o artefato, impedindo que "passe batido" pela Lua.

Sonda israelense Beresheet
Sonda israelense Beresheet

Atualmente, Beresheet está orbitando a Lua em uma orbita elíptica de 9998 x 499 km. O objetivo agora é colocar a sonda em uma orbita circular de 200 km acima da superfície, até que inicie o processo de descida.

Após a confirmação de que tudo está ok, os engenheiros enviarão um comando para Beresheet e a partir daí todo o processo de descida será automático.

Durante o processo, instrumentos medirão a altitude até o solo. Quando a nave estiver a apenas 5 metros do regolito, os retrofoguetes serão cortados e a nave descerá em queda livre. Essa é a parte crucial da missão e é recheada de riscos, uma vez que nunca foi testada anteriormente, a não ser em simuladores.

A bordo da Beresheet há uma câmera de alta-resolução e outros instrumentos científicos, além de valores simbólicos como uma cápsula do tempo contendo fotos e artefatos culturais, incluindo uma cópia da Bíblia gravada em um disco do tamanho de uma moeda.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta, que não há ninguém que explique e ningém que não entenda." - Cecília Meireles