Segunda-feira, 30 out 2006 - 06h22
Tufão Cimaron deixa 10 mortos nas Filipinas e avança em direção ao Vietnã
O super-tufão Cimaron atingiu ontem o norte das Filipinas, matando pelo menos 10 pessoas e causando inúmeros deslizamentos e alagamentos.
![]() Cimaron é o segundo tufão da temporada a atingir aquela região em poucos meses. De acordo com o Centro Conjunto de Alertas de Tufões, JTWC, ao tocar a costa Cimaron o fez na categoria 3 da escala Saffir-Simpson, com ventos sustentados de 196 km/h e violentíssimas rajadas. Durante a madrugada, o olho de Cimaron passou sobrea cidade de Bagui, cerca de 200 km ao norte de Manila, onde um deslizamento soterrou uma casa ferindo gravemente uma mãe e seus dois filhos.
No último mês, outro tufão, Xangsane, deixou 230 pessoas mortas ou desaparecidas, ao atingir diversas cidades vizinhas à Manila. Pelo menos 20 tufões e tempestades tropicais atingem o país a cada ano. Cimaron é a palavra Filipina para Boi Selvagem. Cimaron se desloca em sentido oeste a 22 km/h. Por se localizar sobre terra firme, os ventos sustentados da tempestade diminuiram para cerca de 180 km/h e um aumento nesta intensidade está previsto para as próximas horas, quando deverá novamente atingir o Mar da China Meridional.
![]() Modelos de previsão, vistos acima, mostram que Cimaron ruma agora em direção ao Vietnã, que deverá receber o impacto do tufão na próxima sexta-feira, próximo à província de Hué. foto: Imagem captada na noite de ontem, pelo satélite MTSAT-1, mostra o sistema de baixa pressão a oeste das Filipinas. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A melhor ação é aquela que assegura a maior felicidade ao maior número de pessoas" - Francis Huttcheson -