Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Segunda-feira, 30 out 2006 - 06h22
Por

Tufão Cimaron deixa 10 mortos nas Filipinas e avança em direção ao Vietnã

O super-tufão Cimaron atingiu ontem o norte das Filipinas, matando pelo menos 10 pessoas e causando inúmeros deslizamentos e alagamentos.

Cimaron é o segundo tufão da temporada a atingir aquela região em poucos meses. De acordo com o Centro Conjunto de Alertas de Tufões, JTWC, ao tocar a costa Cimaron o fez na categoria 3 da escala Saffir-Simpson, com ventos sustentados de 196 km/h e violentíssimas rajadas.

Durante a madrugada, o olho de Cimaron passou sobrea cidade de Bagui, cerca de 200 km ao norte de Manila, onde um deslizamento soterrou uma casa ferindo gravemente uma mãe e seus dois filhos.

No último mês, outro tufão, Xangsane, deixou 230 pessoas mortas ou desaparecidas, ao atingir diversas cidades vizinhas à Manila. Pelo menos 20 tufões e tempestades tropicais atingem o país a cada ano.

Cimaron é a palavra Filipina para Boi Selvagem.


Boletim
Em seu boletim número 15, emitido às 06h00, o JTWC informou que Cimaron já ultrapassou Manila e se localiza próximo à latitude 17N e longitude 118.8E, a 350 km ao nordeste da cidade.

Cimaron se desloca em sentido oeste a 22 km/h. Por se localizar sobre terra firme, os ventos sustentados da tempestade diminuiram para cerca de 180 km/h e um aumento nesta intensidade está previsto para as próximas horas, quando deverá novamente atingir o Mar da China Meridional.

Modelos de previsão, vistos acima, mostram que Cimaron ruma agora em direção ao Vietnã, que deverá receber o impacto do tufão na próxima sexta-feira, próximo à província de Hué.

foto: Imagem captada na noite de ontem, pelo satélite MTSAT-1, mostra o sistema de baixa pressão a oeste das Filipinas.

Saiba tudo sobre os furacões e sobre a temporada de 2006. Imagens de satélite atualizadas. Clique aqui!







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Nada é pequeno demais para uma criatura tão pequena quanto o homem" - Samuel Johnson