Domingo, 13 abr 2008 - 21h16
Turismo espacial em naves russas pode acabar em 2 anos
O Turismo espacial em nave russas, feito hoje pelo valor aproximado de US$ 20 milhões com destino à Estação Espacial Internacional (ISS), poderá acabar em 2010.
“Temos que construir a Estação Espacial Internacional não para os turistas, mas para atender às necessidades dos habitantes da Terra", disse o presidente da corporação espacial Energia, Vitali Lopota.
O diretor da agência espacial russa Roscosmos, Anatoli Perminov, definiu o ano de 2010 como prazo para acabar com o turismo espacial à plataforma orbital. "Segundo os acordos internacionais, quando são lançados os módulos científicos japoneses e europeus, a tripulação da ISS deverá ser de seis pessoas. Nesse caso, não haverá lugar para turistas espaciais", acrescentou Perminov. Até o momento, todas as pessoas que assinaram contrato para os vôos estão garantidas, mas no futuro as viagens espaciais em naves russas serão privilégio para poucos. Para os multimilionários que sonham com a ida ao espaço, ainda existe uma chance: comprar uma das naves. O subdiretor da Roscosmos, Vitali Davidov, explica que um multimilionário pode adquirir uma nave Soyuz, por exemplo. Adquirindo uma nave, de valor extremamente alto, turistas, empresas e outros governos, poderiam teoricamente, desenvolver seus respectivos programas espaciais. Turismo Espacial Russo O turismo espacial na Rússia começou no início desta década, devido a uma grave crise financeira que atingiu o programa espacial do país. Desde 2000, cinco turistas já viajaram à ISS a bordo de uma nave Soyuz. A princípio, a decisão russa de enviar turistas ao espaço, não foi bem recebida pela Nasa, a agência espacial americana, pois a presença deles poderia atrapalhar os astronautas que ficam na ISS e a realização dos trabalhos. Hoje, uma pesquisa mostra que 29% dos russos gostariam de ir ao espaço como turista. Resta saber, quem serão os multimilionários que poderão pagar esta passagem? Foto: Anousha Ansari, milionária americana de origem iraniana, foi a primeira mulher turista espacial. Anousha foi aoa espaço no dia 18 de setembro de 2006 a bordo de uma espaçonave russa Soyuz TMA-9. O edstino da milionária foi a Estação Espacial Internacional,ISS. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A música compõe os ânimos descompostos e alivia os trabalhos do espírito" - Cervantes -