Procure no Apolo11
Quinta-feira, 12 set 2013 - 09h45
Por Rogério Leite

Um raro, diferente e maravilhoso trânsito de Vênus visto do espaço

Em 5 de junho de 2012, o céu foi palco de um raro fenômeno celeste que talvez nenhum ser humano vivo poderá testemunhar outra vez. Na ocasião, Vênus cruzou majestosamente o disco solar e produziu imagens de beleza ímpar que só se repetirão em 2117.

Trânsito de Vênus
Clique para ampliar

O trânsito de Vênus acontece aos pares uma única vez por século e não é exagero dizer que o evento de 2012 foi o mais observado. O trânsito anterior havia ocorrido em 2004 e depois dele três novos telescópios solares foram lançados, entre eles a sonda SDO (Solar Dynamics Observatory), da Nasa, que fez a imagem mostrada acima.

A cena foi registrada em três comprimentos de onda no espectro ultravioleta e mostra a silhueta negra do planeta no momento em que cruzava o disco solar. A imagem é dramática e mostra toda fúria energética da estrela contrastando com a lenta passagem do planeta frentes às câmeras da SDO.

Continua após a publicidade


A imagem também revela um gigantesco buraco coronal visto em tom violeta, no lado direito da estrela.

Visto da Terra, o trânsito de 2012 durou cerca de 7 horas e foi acompanhado por observadores em sete continentes. No Brasil, o evento foi visto parcialmente em algumas localidades do extremo oeste do Acre e no Amazonas.


Foto: Imagem registrada pela sonda SDO, da NASA, mostra a passagem do planeta Vênus na frente do disco solar em 5 de junho de 2012. Créditos: NASA/SDO, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -