Procure no Apolo11
Quinta-feira, 27 ago 2009 - 09h18

Universidade fabrica espelho gigante para telescópio no México

Um espelho gigante com 6,5 metros de diâmetro está em construção na Universidade do Arizona (EUA), para integrar um telescópio infravermelho que será instalado no observatório San Pedro Mártir, no México.



Clique para ampliar

Astrônomos mexicanos e americanos estiveram na universidade para acompanhar o processo nesta quarta-feira (26). O novo telescópio vai permitir que os cientistas observem todo o céu visível deste o pólo norte da Terra.

"Este vai ser um telescópio único no mundo, algo que colocará o México na mira da comunidade científica", afirmou José Antonio Mena, um dos diretores de desenvolvimento científico e acadêmico do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do México.

O espelho tem um custo de aproximadamente US$ 40 milhões e pesa mais de dez toneladas. A Universidade Arizona é referência no mundo por ser a única instituição que detém a tecnologia de fundir, moldar e polir espelhos gigantescos.

Continua após a publicidade


O projeto para o novo telescópio no México começou há dez anos e a expectativa é que ele esteja em funcionamento até 2019.


Foto: Membros do Laboratório de Espelhos do Observatório de Steward, no Arizona, trabalham na construção do espelho de 6.5 metros que será usado no Telescópio de San Pedro Mártir, na Baixa Califórnia. O espelho pesa 12 toneladas. Crédito: Ray Bertram, Steward Observatory, University of Arizona.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -