Quarta-feira, 26 mar 2014 - 11h32
Por Rogério Leite

Veja com seus próprios olhos: aproximação Soyuz-Estação Espacial

Uma falha no sistema de orientação impediu o foguete Soyuz de alcançar a Estação Espacial nesta quarta-feira, adiando a acoplagem entre ambos. Sorte a nossa, que poderemos ver as duas naves cruzando o céu na noite de quinta-feira, momentos antes do acoplamento!

O lançamento do foguete russo Soyuz com três astronautas a bordo ocorreu sem problemas as 18h17 pelo horário de Brasília e 10 minutos depois já atingia a orbita desejada. O objetivo seria se aproximar da ISS em seis horas, já nos primeiros minutos dessa quarta-feira, mas uma falha no sistema de orientação da nave Soyuz impediu o sucesso da operação.

De acordo com a agência espacial russa, Roscosmos, os astronautas Alexander Skvortsov, Oleg Artemyev e Steve Swanson não correm qualquer risco e estão bastante otimistas para a nova tentativa de acoplamento, que deverá ocorrer as 20h58 pelo horário de Brasília dessa quinta-feira.

Embora o acoplamento entre as duas naves não tenha sido uma operação bem sucedida, seu adiamento pode ter favorecido os moradores das regiões sul, sudeste e nordeste do Brasil, que poderão ver as duas naves passando, uma atrás da outra, duas horas antes da acoplagem.

A cena poderá ser vista no quadrante leste (aquele em que o Sol nasce), onde ambas as naves parecerão disputar uma corrida espacial.

Em São Paulo, ISS e Soyuz surgirão no quadrante sul aproximadamente as 19h14 BRT e atingirão a maior elevação no céu aproximadamente 19h18 BRT, quando ambas estarão a cerca de 30 graus acima do horizonte. Depois disso, seguem rumo ao quadrante nordeste até as 19h23, onde deixarão de ser iluminadas pelo Sol. O acoplamento acontece 98 minutos depois, também sobre o Brasil, na altura do Estado do Pará.

Para seguir a ISS e nave Soyuz, você pode usar nosso Site Aplicativo Satview , que plota diversos os satélites em tempo real. Além disso, também estaremos transmitindo ao vivo toda a operação de acoplamento.

Bons céus!


Artes: No topo, NASA-TV, onde o acoplamento será transmitido ao vivo. Acima, tela de rastreio mostra a passagem da ISS junto à Soyuz, acima da costa brasileira, na noite de quinta-feira. Créditos: satview.org, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe