Segunda-feira, 16 nov 2009 - 09h05
O ônibus espacial Atlantis decolou nesta tarde da plataforma 39-A da base de lançamentos de Cabo Kennedy, na costa leste dos EUA. A contagem regressiva precisou ser suspensa depois que a equipe de checagens detectou uma anomalia elétrica nas linhas de alimentação de combustível.
Seis minutos após o lançamento o controlador de voo informou que todos os sistemas estavam operando normalmente e confirmou a etapa com a célebre frase "Negative Return", dando conta de que o ônibus espacial não mais poderia abortar a missão, a menos que entrasse em órbita. Dois minutos depois o gigantesco tanque de combustível se separou do corpo a Atlantis, colocando o cargueiro americano na órbita terrestre.
Clique para ampliar Meteorologistas do Centro Espacial Kennedy não acreditam que o tempo possa atrapalhar o lançamento e deram apenas 10% de chances de mau tempo nas imediações da plataforma 39-A no momento da ignição dos motores. Como nas vezes anteriores, o lançamento poderá ser visto ao vivo através do Apolochannel, que também colocará à disposição dos internautas um chat ao vivo para que possam conversar durante o evento. O lançamento ocorrerá às 16h28 pelo horário de Brasília. Oficialmente chamada de STS-129, a missão terá duração de 11 dias e tem como objetivo levar à Estação Espacial Internacional, ISS, duas plataformas externas chamadas EXPRESS - ELC 1 e ELC 2, além de dois giroscópicos sobressalentes e outros equipamentos científicos. Clique para ampliar Para a missão estão programadas três atividades extraveiculares - EVAs -, cada uma com tempo aproximado de 6.5 horas e serão realizadas no quarto, sexto e oitavo dia da missão. A astronauta e engenheira de voo Nicole Stott, que está na ISS desde setembro de 2009, retornará à Terra durante a volta do ônibus espacial. Se o cronograma de abandonar o uso dos transportadores não for modificado, esta será a última vez que a nave Atlantis fará um voo para a troca de tripulação da ISS.
Clique para ampliar
As plataformas EXPRESS ELC 1 e ELC 2 serão instaladas no terceiro e sexto dia da missão. A montagem será feita exclusivamente com o emprego do braço robótico canadense Canadarm, operado do interior da Estação Espacial. O retorno da nave está previsto para dia 27 de novembro de 2009, com o pouso na plataforma de Cabo Kennedy as 11h57 pelo horário de Brasília.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O erro é inerente ao ser humano. O que importa é não passar da cota diária" - Jonh Nigro -