Procure no Apolo11
Segunda-feira, 16 nov 2009 - 09h05

Veja o cronograma e acompanhe a missão do ônibus espacial

O ônibus espacial Atlantis decolou nesta tarde da plataforma 39-A da base de lançamentos de Cabo Kennedy, na costa leste dos EUA. A contagem regressiva precisou ser suspensa depois que a equipe de checagens detectou uma anomalia elétrica nas linhas de alimentação de combustível.

Seis minutos após o lançamento o controlador de voo informou que todos os sistemas estavam operando normalmente e confirmou a etapa com a célebre frase "Negative Return", dando conta de que o ônibus espacial não mais poderia abortar a missão, a menos que entrasse em órbita. Dois minutos depois o gigantesco tanque de combustível se separou do corpo a Atlantis, colocando o cargueiro americano na órbita terrestre.

Acompanhe ao vivo a Missão!

Continua após a publicidade


Veja ao vivo: Atlantis parte hoje em direção à ISS
Todos os preparativos para o lançamento da nave espacial Atlantis transcorrem normalmente em Cabo Canaveral, na Flórida. Na noite de domingo, a estrutura de proteção do cargueiro foi removida e na madrugada de segunda-feira a equipe de gerenciamento deu o tradicional "GO" para o início do abastecimento do gigantesco externo de combustível.


Clique para ampliar

Meteorologistas do Centro Espacial Kennedy não acreditam que o tempo possa atrapalhar o lançamento e deram apenas 10% de chances de mau tempo nas imediações da plataforma 39-A no momento da ignição dos motores. Como nas vezes anteriores, o lançamento poderá ser visto ao vivo através do Apolochannel, que também colocará à disposição dos internautas um chat ao vivo para que possam conversar durante o evento. O lançamento ocorrerá às 16h28 pelo horário de Brasília.

Oficialmente chamada de STS-129, a missão terá duração de 11 dias e tem como objetivo levar à Estação Espacial Internacional, ISS, duas plataformas externas chamadas EXPRESS - ELC 1 e ELC 2, além de dois giroscópicos sobressalentes e outros equipamentos científicos.


Clique para ampliar

Para a missão estão programadas três atividades extraveiculares - EVAs -, cada uma com tempo aproximado de 6.5 horas e serão realizadas no quarto, sexto e oitavo dia da missão.

A astronauta e engenheira de voo Nicole Stott, que está na ISS desde setembro de 2009, retornará à Terra durante a volta do ônibus espacial. Se o cronograma de abandonar o uso dos transportadores não for modificado, esta será a última vez que a nave Atlantis fará um voo para a troca de tripulação da ISS.

EVA-1 19/nov/2009 12h18
O primeiro passeio espacial será realizado pelos astronautas Mike Foreman e Robert “Bobby” Satcher no quarto dia da missão, quando serão instalados uma antena reserva na treliça externa da Estação e uma abraçadeira especial para as linhas de amônia do sistema de refrigeração da ISS. Além disso, a dupla de astronautas lubrificará alguns mecanismos na unidade externa de armazenamento de cargas e algumas engrenagens do braço robótico japonês.

EVA-2 21/nov/2009 11h18
No sexto dia da missão tem início a segunda EVA, com os astronautas Mike Foreman e Randy Bresnik desenvolvendo as atividades de instalação do sistema de antenas GATOR no módulo Columbia. O GATOR é parte de um projeto de radioamadores que tem como objetivo demonstrar a capacidade de funcionamento de um receptor de localização de navios no oceano. Durante o passeio espacial os astronautas também farão a montagem de mais uma antena, responsável em captar a imagem gerada na câmera do capacete dos astronautas.


Clique para ampliar


O dia também será marcado pela realocação da unidade de medições de potencial elétrico FPMU, que registra a tensão elétrica ao redor da ISS e pela implantação de um suporte para prender cargas no andaime externo.

EVA-3 23/nov/2009 10h18
No oitavo dia, o astronauta Randy Bresnik volta ao espaço na companhia do colega Robert “Bobby” Satcher. Os especialistas instalarão um novo tanque de oxigênio que será conectado ao sistema de bombeamento Quest e trabalharão no cabeamento do adaptador de acoplagens do nó Tranquility. Entre a série de atividades, Bresnik e Satcher instalarão as cargas MISSE-7A e 7B na plataforma Express ELC-2.

As plataformas EXPRESS ELC 1 e ELC 2 serão instaladas no terceiro e sexto dia da missão. A montagem será feita exclusivamente com o emprego do braço robótico canadense Canadarm, operado do interior da Estação Espacial.

O retorno da nave está previsto para dia 27 de novembro de 2009, com o pouso na plataforma de Cabo Kennedy as 11h57 pelo horário de Brasília.

Acompanhe ao vivo a Missão!



Fotos: No topo, ônibus espacial Atlantis pronto para o lançamento na plataforma 39-A de Cabo Canaveral, na Flórida. Na sequência, o comandante Charlie Hobaugh (em pé) e o especialista Randy Bresnik usam o laboratório de realidade virtual para checar o trabalho a ser feito durante a missão. Acima, a plataforma ELC-1 durante fase de montagem nas dependências do Centro Espacial Goddard. No detalhe, a astronauta Nicole Stott, que deverá retornar junto à missão STS-129. Créditos: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -