Procure no Apolo11
Quarta-feira, 30 mai 2012 - 18h32

Veja vivo: Cápsula Dragon retorna à Terra nesta quinta-feira

Após 6 dias acoplada à Estação Espacial Internacional, a cápsula robótica Dragon já está pronta para a última fase de sua missão e na manhã desta quinta-feira iniciará seu retorno à Terra. A nave reentrará na atmosfera após o meio-dia e em seguida abrirá seus paraquedas sobre o Pacífico.

Cápsula Dragon acoplada à ISS
Clique para animar

A Dragon está acoplada ao módulo Harmony, anexado à ISS. De acordo com o cronograma da missão, às 05h05 BRT da manhã de quinta-feira os astronautas a bordo do complexo espacial comandarão o braço robótico Canadarm e moverão a Dragon para fora da estrutura. Se tudo estiver certo, as 06h35 BRT a cápsula será solta no espaço.

A sequência prossegue e as 11h51 BRT o centro de controle da missão enviará um comando à cápsula que acionará os foguetes que a impulsionarão rumo à Terra. Cinquenta e oito minutos depois, às 12h44 BRT a Dragon tocará o oceano Pacífico a 880 km do sudoeste de Los Angeles, onde será resgatada por navios da marinha dos EUA.

Continua após a publicidade


A fase mais perigosa da descida será a reentrada na atmosfera. Apesar de ser equipada com escudo térmico capaz de resistir a mais de 1700 graus de temperatura, a cápsula foi poucas vezes testada em situação real.

"Esta é realmente uma fase muito difícil", disse John Couluris, um dos representantes da empresa SpaceX, responsável pela missão Dragon. "Poucos países fizeram isso, então nós não encaramos isso como uma brincadeira", completou.

A Dragon retornará à Terra com cerca de 620 quilos de cargas, incluindo itens dos tripulantes e experimentos científicos, além de equipamentos usados na ISS. A SpaceX promete entregar à Nasa todo esse material em até 48 horas após a cápsula tocar o mar.

Toda a missão da Dragon está sendo transmitida ao vivo pela Nasa-Tv e pode ser acompanhada pelo Apolochannel, que além de retransmitir todo o evento também conta com um chat para a participação dos interessados.


Foto: Cápsula Dragon capturada pelo braço robótico Canadarm durante a primeira fase de atracamento junto à ISS, em 25 de maio de 2012. Crédito: Nasa, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -