Segunda-feira, 13 jun 2005 - 13h23
No dia 21 de junho irá ao espaço a sonda Cosmos 1.Totalmente financiada pela Sociedade Planetária, a nave será colocada em órbita através de um foguete russo, lançado de um submarino no mar de Barents. O objetivo da sonda é o de testar uma nova tecnologia, que os especialistas acreditam que um dia poderá fornecer a energia necessária às missões no espaço profundo.
Quando o engenho alcançar a altitude de 800 km, irá liberar um conjunto de oito velas triangulares de 15 metros que serão lentamente propelidas pela força das partículas do vento solar. Após 24 horas, a Cosmos 1 deverá alcançar a velocidade de 140 km/h. No entanto, enquanto uma nave alimentada por combustível convencional acelera rapidamente antes de atingir e manter uma velocidade constante, uma vela solar tende a ganhar velocidade lentamente e pode atingir velocidades jamais alcançadas pelos engenhos convencionais. Segundo os cientistas, depois de 3 anos, uma vela solar deverá estar viajando no espaço a mais de 170 mil km/h. Com essa velocidade, uma espaçonave impulsionada por ela pode atingir Plutão, o mais distante dos planetas do sistema solar, em apenas 5 anos.
Além de alcançar altas velocidades, uma nave impulsionada por uma vela solar também tem a vantagem de não precisar grandes reservas de combustível. Tanto a NASA como outras agências espaciais estão desenvolvendo suas próprias versões de propulsão solar. No mês passado a agência espacial americana testou com sucesso sua vela solar em uma câmara de vácuo em Ohio, enquanto o Japão já está pronto para lançar sua própria vela ao espaço. "Os dados desse vôo histórico são críticos porque essa tecnologia promete muito para o futuro das viagens tripuladas ao espaço", disse o diretor do Projeto Cosmos 1, Louis Friedman, que junto ao astrônomo norte-americano Carl Segan fundou a Sociedade Planetária. "Se tudo der certo, essa tecnologia irá transformar o modo como exploramos o espaço", continuou. De acordo com a Sociedade Planetária, uma vez que a vela esteja aberta, será claramente visível da Terra. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Todo indivíduo que aspira ao poder já vendeu a alma ao diabo" - Goethe -