Procure no Apolo11
Quinta-feira, 11 set 2008 - 10h26

Vênus tem Lua? Nem tudo é o que parece!

Todos sabem que os dois planetas com órbitas internas, Mercúrio e Vênus, não tem luas. A partir da Terra, no entanto, todos os planetas do sistema do Sistema Solar apresentam pelo menos 1 satélite girando ao redor. Com um pequeno telescópio já é possível ver as quatro maiores luas de Júpiter, formando uma bela miniatura celeste.

Nesta noite, no entanto, nossos olhos poderão ser enganados e se olharmos para Vênus logo ao anoitecer será possível vê-lo com uma pequena lua vermelha praticamente colada ao seu lado. Mas não pensem que se trata de algum objeto recém descoberto que orbita o planeta. Vênus não tem lua, mas hoje parece que terá. Pelo menos é o que parece.

O pequeno ponto brilhante que será visível esta noite ao lado da Estrela Vespertina (outro nome de Vênus) é o planeta Marte, separado visualmente por apenas 20 segundos de grau.

Continua após a publicidade


Atualmente Vênus está a 220 milhões de quilômetros da Terra, enquanto Marte está a 364 milhões, mas no céu parecerão bem juntos. O motivo, naturalmente, é a posição dos objetos em cada órbita, que dá a ilusão de que ambos estão no mesmo plano. A figura abaixo explica melhor. Na cena, a linha azul é a visada de um observador na Terra.

A aproximação máxima entre dois objetos celestes recebe o nome de conjunção.

A observação desta noite não é tão fácil de ser percebida à vista desarmada, mas um pequeno binóculo já permitirá ver as duas bolinhas planetárias separadas por uma pequena diferença. Experimente!

Artes: No topo, carta celeste mostra a conjunção entre Marte e Vênus em 11 de setembro de 2008 às 19h00. Crédito Apolo11.com. Na seqüência vemos a posição orbital dos objetos envolvidos. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Eu achava que a política era a segunda profissão mais antiga. Hoje vejo que ela se parece muito com a primeira" - Ronald Reagan -