Procure no Apolo11
Terça-feira, 28 jan 2020 - 14h10
Por Rogério Leite

Vídeo: A viagem de uma pequena mancha que corta o disco solar

Quem acompanha as imagens do Sol registradas por observatórios espaciais já reparou em um pequeno ponto que se move pela superfície da estrela. É uma mancha solar. Ela é bem pequena, mas pode ser o anúncio de uma mudança no nível de atividade solar.

Região Ativa AR2757, a primeira mancha do Ciclo Solar 25, registrada em 25 de janeiro de 2020.
Região Ativa AR2757, a primeira mancha do Ciclo Solar 25, registrada em 25 de janeiro de 2020.

Batizada de AR2757 (AR significa "região ativa"), a pequena mancha surgiu no dia 25 de janeiro e desde então atravessou quase todo o disco solar. Em 26 de janeiro a mancha deu origem a um bloco secundário que durou cerca de 24 horas. No momento, AR2757 é uma feição única e está quase chegando ao limbo da estrela.

O tempo que uma mancha solar permanece visível depende basicamente do seu tamanho e normalmente sobrevive pouco mais da metade do tempo da rotação do Sol, que é de 24,47 dia em sua faixa equatorial. No entanto, não é incomum manchas maiores darem duas voltas ao redor da estrela. Não há previsão de que AR2757 sobreviva tanto tempo.

Continua após a publicidade


Medições feitas pelo Centro de Previsão de Clima Espacial, SWPC, nos Estados Unidos, mostram que AR2757 cobre aproximadamente 100 milionésimos do disco solar, o equivalente a 304 milhões de km quadrados.

O que torna interessante a viagem desse pequeno pontinho é justamente o seu surgimento que pode ser considerado como a primeira anomalia do Ciclo Solar 25, que está iniciando. Vale lembrar que nos últimos dois anos o Sol esteve quase "silenciado", com raríssimas manchas solares observadas em sua superfície.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -