Procure no Apolo11
Sexta-feira, 5 set 2014 - 11h27
Por Rogério Leite

Vídeo: Asteroide recém-descoberto raspará a Terra no domingo

Uma rocha espacial com cerca de 11 mil toneladas deverá passar muito perto da Terra na tarde deste domingo, raspando a zona onde se encontram centenas de satélites geoestacionários. No vídeo, diretor do Apolo11 fala um pouco mais sobre o assunto.

Batizado como 2014 RC, o asteroide tem aproximadamente 20 metros de comprimento e se desloca a 11 km/s. Embora não haja risco de colisão, caso atingisse a Terra liberaria 540 terajoules de energia, o equivalente a 129 kilotons de TNT ou 7 bombas atômicas similares àquela que destruiu a cidade de Hiroshima, 1945.

Os cálculos mostram que o momento de maior aproximação ocorrerá às 15h18 BRT, quando estiver cruzando os céus da Nova Zelândia, a apenas 32400 km da superfície (38400 km do centro da Terra).

Continua após a publicidade


Estima-se que o brilho da rocha atingirá 11 magnitudes durante o momento da aproximação máxima, o que exclui a possibilidade de 2014 RC ser visto a olho nu. Além disso, o evento ocorrerá de dia no Brasil.

No entanto, os interessados na observação poderão fazê-lo durante a madrugada de sábado para o domingo com auxílio de um telescópio médio, preferencialmente dotado de uma câmera de alta sensibilidade.

O Apolo11 preparou um pequeno vídeo que poderá auxiliar aos interessados na localização do asteroide, que poderá ser observado no quadrante sudoeste.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -