Procure no Apolo11
Sexta-feira, 18 set 2009 - 08h18

Vídeo: Cargueiro japonês se acopla à Estação Espacial

Após quase uma semana depois de lançado, o Veículo de Transferência H-II se acoplou com sucesso na tarde de quinta-feira junto ao complexo orbital internacional. O atracamento ocorreu às 16h51 pelo horário de Brasília, quando ambas as naves sobrevoavam o norte da Turquia, próximo ao Mar negro.

Esse foi a primeira manobra de demonstração do veículo de carga nipônico, que será usado pela agência espacial japonesa para recuperar os dejetos e transportar material de abastecimento e de trabalho para a tripulação a bordo a ISS.

Batizada de HTV (H-II Transfer Vehicle), a nave foi lançada no dia 11 de setembro no topo de um lançador H2-B, a partir da base de Tanegashima, no sul do Japão.

Continua após a publicidade


As 16h27 o HTV se posicionou a apenas 10 metros abaixo da Estação Espacial e 23 minutos depois foi agarrado pelo braço robótico SSRMS, manipulado pelos tripulantes da ISS. Em seguida foi anexado à parte inferior do módulo de acoplamento Harmony. As conexões elétricas e linha de comunicação foram ativadas às 22h49.

O dia de hoje será reservado aos primeiros testes que serão conduzidos pela agência espacial japonesa, JAXA. Segundo a agência, quando em operação o cargueiro poderá transportar cerca de seis toneladas anuais até a Estação Espacial Internacional.


Vídeo: Acoplamento entre o cargueiro japonês e a Estação Espacial Internacional. Crédito: Nasa-tv/Youtube.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -