Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quinta-feira, 20 jun 2019 - 11h07
Por Maria Clara Machado

Vídeo: Descobertos dois exoplanetas semelhantes à Terra!

Astrônomos anunciaram a descoberta de mais dois exoplanetas, desta vez em torno de uma estrela muito próxima, apenas 12,5 anos-luz de distância da Terra. A descoberta é comemorada com entusiasmo por ser alguns dos exoplanetas mais próximos do nosso Sistema Solar, potencialmente habitáveis.

Concepção artística dos exoplanetas em torno da estrela Teegarden. Crédito: Universidade de Goettingen/Instituto de Astrofísica
Concepção artística dos exoplanetas em torno da estrela Teegarden. Crédito: Universidade de Goettingen/Instituto de Astrofísica

Batizados de Teegarden b e Teegarden c, os dois exoplanetas orbitam a estrela Teegarden em sua zona habitável, região onde a água pode estar presente nos três estados. (gasoso, líquido e sólido).

A estrela é uma anã vermelha descoberta em 2003, com cerca de 10% da massa do Sol e uma temperatura de 2.700°C em sua superfície. Como a temperatura é bem mais baixa na comparação com o Sol, que pode chegar a 6.000°C, a zona habitável é muito mais próxima.

O Teegarden b e Teegarden c, orbitam em 4,9 e 11,4 dias, respectivamente e são ligeiramente maiores que a Terra e Vênus, os maiores planetas rochosos do Sistema Solar.

O vídeo mostra a posição dos exoplanetas Teegarden b e Teegarden c, muito próximos ao nosso Sistema Solar:

Anteriormente, havia indícios que os exoplanetas poderiam estar em volta da Teegarden, mas não existiam dados conclusivos.

Grande parte da busca por planetas com condições semelhantes às nossas é feita com o espectrógrafo CARMENES, e foi o caso da recente descoberta. Para conseguir isso, ele usa a técnica Doppler na qual detecta o movimento feito pelos planetas ao redor de sua estrela.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quando se procura muito o jeito de se fazer temer, sempre se encontra primeiro o de se fazer odiar" - Motesquieu