Procure no Apolo11
Terça-feira, 2 jan 2018 - 09h52
Por Rogério Leite

Vídeo: Estranho fenômeno luminoso intriga observadores nos EUA

Um gigantesco clarão em forma de bola tomou conta do céu no sul da Califórnia, EUA, e deixou perplexas as milhares de pessoas que observavam o céu do final de semana do Natal.

Contrail da fumaca dos propulsores de um foguete Falcon 9
Gigantesco contrail provocado pelos raios de Sol sobre os gases de exaustão de um foguete Falcon 9.

O estranho fenômeno foi visto nos primeiros minutos após o Sol se pôr próximo à base aérea de Vandenberg e ocorreu devido à interação entre os raios de Sol e os gases de exaustão do primeiro e segundo estágios de um foguete Falcon 9.

O foguete, da empresa estadunidense SpaceX, partiu da base de Vandenberg no início da noite de 22 de dezembro, carregando dez satélites Iridium, de comunicação.

Continua após a publicidade


O fantástico efeito se formou alguns minutos após o lançamento, quando o foguete atingiu altura suficiente para que os raios do Sol, que se encontrava abaixo do horizonte, iluminassem os gases de exaustão.

Assista ao Vídeo

À medida que os gases se expandiam, maior ficava a capa gasosa. O ápice do efeito aconteceu quando pequenas bolhas menores se formaram dentro do invólucro maior, bolhas estas criadas pelos propulsores do primeiro estágio que caiam em direção à Terra.

O vídeo acima mostra em detalhes a beleza do fenômeno.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -