Quinta-feira, 17 set 2015 - 09h35
Por Rogério Leite

Vídeo: Sismógrafo registra ondas sísmicas chegando a São Paulo

O intenso terremoto que ocorreu na costa do Chile gerou ondas sísmicas tão poderosas que fez tremer o chão a milhares de km de distância. Em São Paulo os prédios tremeram e o Apolo11 registrou o momento exato em que as ondas mecânicas chegaram ao centro da cidade. Veja o vídeo.

Sismograma terremoto no chile em 16 de setembro de 2015
Clique para ampliar

O poderoso tremor de 8,3 magnitudes ocorreu exatamente às 22h54 UTC (19h54 BRT) e teve origem ao largo da costa chilena, a 46 km a oeste da cidade de Illapel.

O ponto de ruptura ocorreu 25 km abaixo do leito submarino, na região de interface entre as placas tectônicas de Nazca e Sul-americana, a oeste da região central do Chile. Naquela localidade, a placa de Nazca se move em direção este-nordeste a 74 mm ao ano e mergulha abaixo da placa sul-americana na região da fossa Peruana-Chilena.


Veja o vídeo

A constante compressão entre as placas acumulou enorme quantidade de energia, liberada com o mergulho abrupto de parte da placa de Nazca abaixo da placa sul-americana, em um processo conhecido como subducção. Cálculos mostram que a energia liberada no momento da ruptura foi equivalente à liberada na explosão de 42 milhões de toneladas de TNT ou a detonação de 2100 bombas similares à que destruiu Hiroshima em 1945.

As ondas sísmicas se propagaram rapidamente e seis minutos depois da ruptura chegaram à São Paulo, distante cerca de 3 mil quilômetros do epicentro. Na capital paulista, a ondulação de baixa frequência foi percebida nos edifícios mais elevados, que agem como uma espécie de amplificadores dos movimentos do solo, refletindo de forma mais acentuada a passagem das ondas mecânicas abaixo do solo.

No bairro de Vila Mariana, onde o sismógrafo do Apolo11 está instalado, não houve relatos ligados ao tremor, mas o instrumento captou com precisão a passagem das ondas abaixo do solo, como mostra o vídeo. Note que a gravação precisou ser acelerada cerca de 4 mil vezes para que o áudio das vibrações pudesse ser audível.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy