Sexta-feira, 9 out 2009 - 09h25

Vídeo: Sonda Lcross atinge com sucesso cratera da Lua

O segundo estágio do foguete Atlas 5 se chocou contra a superfície da Lua exatamente às 08h31 desta sexta-feira e quatro minutos depois a sonda Lcross entrou no interior da pluma de poeira erguida com o choque, coletando dados e transmitindo as informações diretamente ao centro Ames da Nasa, que coordenava as operações.

O impacto ocorreu no interior da cratera Cabeus e foi bastante festejado pelos engenheiros da missão. Segundo a Nasa, o choque ocorreu a menos de 70 metros do local planejado e fez a temperatura no local do choque subir a mais de 200 graus Celsius. Ainda não há informações sobre a altura da pluma de poeira, mas partículas de fragmentos foram detectadas a mais de 30 km de altitude.

Além da sonda Lcross, o impacto foi observado pelos principais telescópios espaciais, entre eles o Hubble e Spitzer, que foram reorientados na última quinta-feira para registrar o evento. Em todo o mundo, centenas de astrônomos acompanharam o choque que pretende confirmar a presença de água nas crateras escuras da Lua.


Clique para ampliar

Na Califórnia, mais de 250 crianças acompanharam o momento do impacto junto ao Centro Lewis. Aqui no Brasil, o evento foi acompanhado através do Apolochannel, que retransmite a TV da Nasa e contou com as participações do diretor do Apolo11, Rogério Leite e do astrônomo Valmir Morais, que coordenou os trabalhos de observação amadora do impacto.


Clique para ampliar

O Apolo11 publicou diversos artigos sobre o evento e acompanhou a missão desde que foi concebida. Clique aqui para ler os artigos


Imagens: No topo, imagem térmica feita pela sonda Lcross mostra o choque do impactador Centauro contra a margem da cratera Cabeus. Quatro minutos depois foi a vez do impactador se chocar contra a Lua. Na sequência, crianças no Centro Lewis (EUA) assistem juntas ao evento. Créditos: Apolo11/Nasa/Lewis Center/Youtube.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago