Sexta-feira, 4 jun 2010 - 08h25

Vídeo amador registra outro impacto contra o planeta Júpiter

Um objeto de grandes dimensões atingiu na noite de quinta-feira a face visível do planeta Júpiter, produzindo um forte clarão que pode ser registrado por astrônomos amadores que observavam o planeta. Ainda não existem informações sobre a natureza do objeto impactante, mas acredita-se que seu tamanho possa ser superior a 1 quilômetro de diâmetro.

O impacto contra a atmosfera joviana se deu às 23h31 pelo horário de Brasília e produziu um intenso flash de curta duração com aproximadamente 1000 quilômetros de diâmetro. Segundo o astrônomo amador Anthony Wesley, da Austrália, devido ao horário desfavorável ainda não foi possível verificar traços remanescentes deixado pelo impacto.

Nas Filipinas, o astrônomo amador Christopher Go não escondeu a emoção ao conseguir registrar o choque através de imagens. "Ainda não acredito que consegui registrar, em tempo real, um impacto. É inacreditável!"

Escudo
Devido à forte atração gravitacional, Júpiter é alvo constante do choque de asteroides e cometas e é considerado um verdadeiro escudo protetor da Terra, já que atrai para si objetos errantes que poderiam impactar nosso planeta. No entanto, objetos de grande porte não são comuns de atingirem Júpiter, ou não são registrados com frequência.

Impactos
Em 19 de julho de 2009, um cometa não identificado impactou contra a alta atmosfera de Júpiter, produzindo no gigante gasoso uma enorme cicatriz de mais de 4 mil quilômetros de diâmetro. Na ocasião, as primeiras observações do choque também foram feitas por Wesley.

O mais famoso choque jupteriano ocorreu no dia 20 de julho de 1994, quando uma série de 21 fragmentos do cometa Shoemaker-Levy 9 atingiram em cheio a atmosfera de Júpiter. A força de alguns impactos também foi avassaladora, deixando gigantescas marcas que duraram vários meses.


No topo, imagem de Júpiter registrada pelo astrônomo amador Anthony Wesley mostra o momento exato do impacto. A Terra aparece como referência de tamanho. Na sequência, vídeo feito nas Filipinas pelo astrônomo amador Christopher Go, mostrando o instante do choque. Créditos: Anthony Wesley/Christopher Go/Youtube/Apolochannel.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe