Procure no Apolo11
Quinta-feira, 23 nov 2017 - 08h59
Por Rogério Leite

Vídeo: grande bola de fogo rasga a noite no Rio Grande do Sul

Um meteoro de forte intensidade cruzou o céu da cidade gaúcha de Taquara, produzindo um forte clarão. A fulgurante entrada ocorreu no domingo e foi registrada em vídeo através de uma das câmeras da BRAMON, Rede Brasileira de Observação de Meteoros.

Meteoro cruza o Estado do Rio Grande do Sul
O meteoro cruzou parte do Estado do Rio Grande do Sul e foi detectado por uma das câmeras da Bramon, localizada na cidade de Taquara. Crédito: Carlos Fernando Jung/Bramon.

O evento ocorreu na noite de domingo, às 21h58 BRST (Horário de Verão).

De acordo com Carlos Fernando Jung, diretor científico da BRAMON, as análises iniciais apontam que o meteoro provavelmente deve ter ocorrido no centro de Santa Catarina, mas como apenas a câmera de Taquara registrou a passagem, não é possível determinar a trajetória exata.

Continua após a publicidade


Devido à forte intensidade, os pesquisadores não descartam a possibilidade de ter havido a ocorrência de estrondo sônico (sonic boom) característico de objetos que ultrapassam a velocidade do som em algumas localidades da Região Sul.


Assista ao Vídeo

Como apenas uma câmera de vigilância registrou a fragmentação da rocha, os pesquisadores da BRAMON estão à procura de imagens em câmeras de segurança e também de testemunhos de quem viu o meteoro, que ocorreu por volta das 22 horas deste domingo, 19 de novembro. O objetivo é determinar a órbita e direção do objeto, além de localização de possíveis meteoritos.

Se você viu ou registrou o evento, entre em contato com a Bramon através do email: bramon@bramonmeteor.org

Agradecimentos: Marcelo Zurita/Carlos Fernando Jung/Bramon

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -