Procure no Apolo11
Sábado, 23 jul 2016 - 10h27
Por Rogério Leite

Vídeo: satélite SDO registra poderosa explosão solar na madrugada

Após diversos dias de calmaria, o Sol voltou a apresentar forte atividade e durante a madrugada de sábado produziu três poderosos megapulsos eletromagnéticos, descarregando cerca de 12 giga watts de energia no topo da atmosfera da Terra.

Flare solar: explosao da mancha solar AR2567
A imagem, registrada pelo satélite SDO da NASA em 23 de julho de 2016, mostra o momento exato em que a mancha solar AR2567 explode, ejetando ao espaço bilhões de toneladas de partículas altamente carregadas. Se as partículas atingissem a Terra, produziria intensa tempestade geomagnética e possíveis auroras boreais.

Os fortes pulsos, no comprimento de onda dos raios-x, ocorreram após uma grande ejeção de massa coronal, EMC, observada ao redor da mancha solar AR2567 e que neste momento está praticamente deixando a face visível do Sol.


Assista ao vídeo

Continua após a publicidade


AR2557 não está geoefetiva, ou seja, não está voltada para a Terra. Assim, toda a massa coronal ejetada foi dispersada no espaço no sentido oeste do Sol e não deverá atingir nenhum planeta.

Pulsos e Explosões
O primeiro pulso, de magnitude M 5.5, ocorreu às 02h11 UTC (23h11 BRT) e foi seguido do poderoso flare de M7.6 e de outro M5.5 às 05h16 UTC (02h16 BRT).

De acordo com o SWPC, Centro de Previsão de Clima Espacial, dos EUA, o choque dos pulsos de raios-x sobre a alta-atmosfera produziram blecautes de radiopropagação sobre o pacífico, interrompendo as comunicações transcontinentais em ondas curtas.

É importante destacar que pulsos de raios-x não atingem a superfície da Terra, pois são bloqueados pela atmosfera terrestre. No entanto, a forte emissão tem impacto direto sobre a atividade espacial e pode provocar sérios danos em equipamentos na orbita da Terra.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -