Quinta-feira, 21 jul 2016 - 09h41
Por Rogério Leite
Viking 1 comemora 40 anos do primeiro pouso bem sucedido em Marte
Embora os russos tenham sido os primeiros a pousar no Planeta Vermelho, a fama de tal feito ficou mesmo para a sonda estadunidense Viking 1, já que a russa Mars 3 parou de funcionar 14 segundos depois do pouso.
![]() Primeira foto da superfície marciana feita pela sonda Viking em dia 21 de julho de 1976, um dia depois de pousar no Planeta Vermelho
Por outro lado, a Viking obteve grandes avanços científicos e permaneceu em operação na superfície marciana por seis anos. Entre os objetivos da sonda estavam fotografar em alta resolução a superfície do planeta, analisar simplificadamente a estrutura química do solo e coletar dados meteorológicos.
Ambas as sondas chegaram a Marte a bordo de naves-mães orbitadoras, que durante anos circularam o planeta Vermelho. ![]() O astrônomo Carl Sagan posa para a foto ao lado de uma réplica do explorador Viking 1.
"Estávamos assustados e alegres ao mesmo tempo. Quando a nave pousou em segurança não conseguimos conter a emoção e explodimos em aplausos e lágrimas. Nunca vou esquecer isso", recorda o pesquisador.
As Vikings também fizeram as primeiras medições da atmosfera marciana e o volume de dados foi tão grande que os registros são analisados até hoje. Foram os dados da Viking que permitiram aos cientistas concluírem que no passado, Marte era muito diferente da atualidade.
A nave Viking 2 continuou a transmitir fotos e outros dados até abril de 1980 e em novembro de 1982 foi a vez da Viking 1 deixar de operar, após seis anos e meio de exploração marciana. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Ainda que eu fale a língua dos homens e dos anjos, se não tiver amor, nada serei" - 1 Coríntios 13,1 -