Quarta-feira, 13 dez 2006 - 06h42

Violenta explosão solar deve atingir a Terra nos próximos dias

Uma violenta explosão ou "flare", originada próximo à mancha solar 930, ocorreu na madrugada de hoje e de acordo com dados registrados deve atingir a classe X3. Como resultado da explosão, uma forte tempestade de radiação deve atingir o planeta nos próximos dias.

A explosão ocorreu às 02h40 UTC (00h40 Hora de Brasília).

Baseado na energia e número de protons que atingiram a Terra em explosões passadas, a explosão ocorrida atingiu categoria S2 e poderá causar blackouts de radiopropagação e interferência nos sistemas a bordo dos satélites que podem durar diversas horas ou até mesmo dias.

A agência espacial americana está acompanhando de perto o fluxo solar emitido, que poderá causar falhas nos sensíveis instrumentos do ônibus espacial Discovery e da Estação Espacial ISS.

O Apolo11 está aguardando imagens do satélite SOHO, que deverão comprovar também uma grande Ejeção de Massa Coronal, enormes bolhas de gases ionizados de até 10 bilhões de toneladas, que são lançadas no espaço a velocidades que superam a marca de um milhão de quilômetros por hora.

Nesta velocidade, as partículas ejetadas levam aproximadamente três dias para cruzar os 150 milhões de quilômetros que separam o Sol do nosso planeta.

Outra consequência da explosão dessa madrugada será a formação de auroras nas latitudes mais elevadas.

O gráfico acima mostra o momento exato em que os instrumentos a bordo do satélite GOES-11 captaram a explosão próximo à mancha 930 . Observe a elevação abrupta da emissão do fluxo de protons solar.

Saiba mais sobre as explosões solares

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron