Segunda-feira, 16 jul 2007 - 08h52

Violento terremoto atinge costa noroeste do Japão

Um violento terremoto atingiu a costa noroeste oeste do Japão nesta segunda-feira, matando cinco pessoas e deixando pelo menos 500 feridos. De acordo com autoridades japonesas, vários prédios desabaram com o impacto e diversos incêndios foram verificados em algumas localidades.

O tremor forçou o desligamento automático de três reatores da usina nuclear localizada na cidade de Kashiwazaki, depois que um incêndio rompeu as linhas de transmissão de eletricidade. Grandes plumas de fumaça negra podiam ser vistas a mais de cinco quilômetros de distância, mas não houve vazamento de radiação.

O tremor, calculado em 6.8 graus Richter, ocorreu às 10h13 da manhã de segunda-feira (23h13 de domingo Hora de Brasília), a 49 quilômetros abaixo do leito submarino. O evento foi localizado sob as coordenadas 37.584 N e 138.377 E, aproximadamente a 70 quilômetros da cidade de Niigata, na ilha de Honshu e a apenas 246 quilômetros de Tóquio, capital do país.

Imediatamente após o evento, o Centro de Alertas de Tsunamis do Pacífico disparou alerta para diversas ilhas próximas à costa de Niigata, com previsão de elevação do oceano em até 50 centímetros, mas foram suspensos algumas horas depois.

Cinco horas mais tarde, um aftershok (abalo secundário disparado pelo evento principal) de 5.6 graus Richter foi registrado a 10 quilômetros abaixo do mar. Até a manhã desta segunda-feira, pelo menos outros cinco aftershoks já haviam sido detectados e confirmados próximos à região.

Em outubro de 2004, a mesma região foi sacudida por um forte terremoto de mesma intesidade. Na ocasião, 67 pessoas morreram e 4.800 ficaram feridas.


Anel de Fogo
O Japão se encontra em uma região conhecida como "anel de fogo", que é o estreito cinturão de intensa atividade vulcânica e de terremotos que se posta ao redor das bordas da Bacia do Oceano Pacífico e inclui a maioria dos vulcões em atividade na Terra.

O Anel de Fogo se estende a partir da Terra do Fogo, no extremo sul do Chile, seguindo pelo Andes, América Central, noroeste Americano nas Montanhas Cascades, pela costa sudoeste do Canadá e ainda percorre as ilhas Aleluia no Alaska, passa pela península do vulcão Kamchatka, pelo sul do Japão e leste chinês, pelas Filipinas, Nova Guiné e termina na Nova Zelândia.

Grandes cidades como Tóquio e Los Angeles se encontram sobre o Anel de Fogo.

No caso do Japão, a placa do Pacífico e placa das Filipinas são empurradas abaixo da placa Eurasiana, em um processo conhecido por subducção de placas.

Artes: O mapa no topo da página mostra o tempo em minutos que as ondas-P, geradas no momento do terremoto, levaram para serem detectadas em diversos pontos da Terra. Na seqüência vemos o sismograma do evento, como registrado pela estação argentina de Tornquist, no cone sul do continente.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron