Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quarta-feira, 15 nov 2006 - 14h14
Por

Violento terremoto de 8.3 graus provoca pequeno tsunami no Japão

Um poderoso terremoto de 8.3 graus na escala Richter foi registrado hoje às 11h14 UTC (09h14 Hora de Verão brasileira), 27 km abaixo do oceano Pacífico, sob as coordenadas 46.68°N e 153.22°E , aproximadamente 445 km a leste-nordeste de Severo-Kuril'sk, nas ilhas Kuril e 1665 km a nordeste de Tóquio, no Japão.

Nas ilhas Kuril, um arquipélago sob controle da Rússia, vivem 30 mil habitantes.

Imediatamente após o evento, o governo do Japão emitiu alertas de tsunamis para toda a costa leste do país, em especial para as ilhas Hokaido, a maior ilha do arquipélogo. Cientistas japoneses chegaram a admitir que ondas de até 2 metros de altura poderiam atingir o país, mas o que se verificou foi uma pequena tsunami de 40 centímetros.

Os Estados Unidos também emitiram avisos de tsunamis para a região do Estado de Washington e British Columbia, na costa oeste do país. De acordo com a autoridade do Sistema de Avisos de Tsunamis da Costa Oeste e Alasca, dos EUA, as áreas costeiras do Alasca também ficaram de sobre aviso de tsunami desde Sand Point até Attu.

Gráfico: Tempo que as ondas P levaram para se propagarem desde Kuril, até diversas regiões da Terra.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O tempo é só o que nos separa da morte" - Ernest Hemingway