Procure no Apolo11
Segunda-feira, 2 abr 2007 - 09h05

Violento terremotos provoca tsunami no Pacífico

Um tsunami, disparado por um violento tremor de 8.0 graus Richter, atingiu na tarde de ontem o arquipélago das ilhas Salomão, no Pacífico Ocidental, matando pelo menos 13 pessoas. O sismo foi registrado às 20h39 UTC (17h39 pelo horário de Brasília) e de acordo com os dados recebidos, teve seu epicentro 10 km abaixo do leito submarino, sob as coordenadas 8.453S e 156.956E, aproximadamente a 41 km a sul-sudeste de Gizo, nas ilhas Salomão.

O evento de 8.0 graus foi seguido por uma série de aftershocks de grande e média intensidades, entre eles um evento de 6.4 graus, ocorrido 32 minutos mais tarde, 10 mil metros abaixo do solo submarino sob as coordenadas 7.441S e 155.773E, a 139 km a oeste-noroeste de Gizo. Aftershocks, também chamados de réplicas, são abalos secundários disparados pelo evento principal.

De acordo com o presidente do Conselho Nacional para Catástrofes das ilhas Salomão, Fred Fakari, diversas aldeias foram completamente devastadas pelas ondas gigantes. A maior parte dos mortos se localiza na cidade de Gizo, capital da província ocidental. O primeiro-ministro da Região, Alex Lokopio ainda não tem o balanço de vítimas em outras ilhas do arquipélago.

Continua após a publicidade


Segundo testemunhas, em Choiseul do Sul as ondas chegaram à altura de 10 metros e se espalharam por Sasamunga, um vilarejo ao nordesde de Gizo, destruindo casas, praças e um hospital. Postos de saúde e escolas ao redor das vilas foram devastados. De acordo com a Associated Press, todas as casas próximas à linha costeira ficaram submersas.

Antes das ondas atingirem as regiões costeiras, o Centro de Alerta dos Tsunamis no Pacífico já havia emitido um alerta para o arquipélado das Salomão, Austrália, Indonésia, Papua Nova Guiné, Vanuatu, Nauru, Nova Caledônia, Tuvalu e Ilhas Marshall. O alerta dava conta de que um um terremoto de tamanha magnitude poderia provocar um tsunami devastador, cujas ondas poderiam atingir em poucos minutos as costas da região próxima ao epicentro.

Na Austrália, o Bureau de Meteorologia confirmou que recebeu o alerta e calculou que a cidade de Cooktown, no norte do litoral de Queensland, receberia o impacto das ondas por volta das 09h30 da manhã local (20h30 de domingo), aproximadamente 3 horas após o evento. De acordo com o prognóstico, as cidades de Cairn, Gladstone e Mackay também receberiam o imapcto das ondas ainda pela manhã.


Anel de Fogo
Com população estimada em mais de 550 mil pessoas, as ihas Salomão são um arquipélagago de mais de 200 ilhas localizadas ao nordeste da Austrália. A cadeia repousa na Bacia do Pacífico, em uma região conhecida como "Anel de fogo", um estreito arco de intensa atividade sísmica, que inclui a maioria dos vulcões em atividade na Terra.

O Anel de Fogo se estende a partir da Terra do Fogo, no extremo sul do Chile, seguindo pelo Andes, América Central, noroeste Americano nas Montanhas Cascades, pela costa sudoeste do Canadá e ainda percorre as ilhas Alelutas no Alaska. Passa pela península do vulcão Kamchatka, pelo sul do Japão e leste chinês, pelas Filipinas, Nova Guiné e termina na Nova Zelândia.

Mega cidades como Tóquio e Los Angeles se encontram erguidas sobre o Anel de Fogo.

Veja no Satmap:
Imagens de satélite e mapas da região do arquipélago das Ilhas Salomão

Gráficos: No topo temos o sismograma do evento como registrado pela estação de Tornquist, na Argentina. Observe que junto ao evento principal também foram registrados os diversos aftershocks. O segundo gráfico mostra o tempo, em minutos, que as ondas P levaram para se propagar e atingir diversos pontos da Terra.

Saiba mais sobre terremotos e propagação das ondas P. Clique aqui

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -