Procure no Apolo11
Segunda-feira, 7 nov 2005 - 06h35

Violento tornado mata 22 e fere 230 nos EUA

Um tornado violento atingiu o sul de Indiana e partes de Kentucky, nos Estados Unidos, no início do domingo, matando pelo menos 22 pessoas e deixando mais de duzentos feridos, muitos dos quais ainda dormiam quando o incidente se deu, de acordo com autoridades.

Há 15 mortos confirmados no condado de Vanderburgh (Indiana) e mais de cem feridos, disse o tenente John Strange, subcomissário desse condado localizado na área mais afetada.

Autoridades afirmaram que o número de mortes pode aumentar. Equipes de salvamentos fazem buscas de casa em casa e em áreas rurais. Em Warrick, duas pessoas foram encontradas mortas em uma plantação de soja, segundo os bombeiros.

Um condomínio em Evansville foi um dos lugares que mais sofreu com a passagem do tornado, que ocorreu bem antes do amanhecer. Muitas casas foram reduzidas a entulhos, misturados com árvores derrubadas e outros destroços.

Continua após a publicidade


Um complexo de apartamentos no vizinho condado de Warrick também foi atingido com violência, com os últimos andares sendo destruídos, de acordo com autoridades.

Inicialmente, o tornado atingiu o Estado de Kentucky, que tem uma divisa com Indiana, onde danificou um hipódromo, antes de atravessar o rio Ohio, e atingir Evansville e o resto do condado rural de Vanderburgh, de 175 mil habitantes.

Cerca de 21 mil pessoas ficaram sem luz, e autoridades locais declararam estado de emergência, no esforço para encontrar e auxiliar sobreviventes e buscar vítimas.


De surpresa
A passagem do tornado se deu sem alerta prévio, ainda de madrugada. Sirenes de alarme tocaram apenas dez minutos antes da chegada do fenômeno natural. "A maioria das pessoas dormia e nem ouviu a sirene", disse o bombeiro Chad Bennett.

Com a passagem do tornado, a televisão norte-americana neste domingo voltou a mostrar sobreviventes zonzos perambulando por vizinhanças destruídas, cenas que se tornam rotina nos Estados Unidos.

Em agosto, o furacão Katrina devastou Nova Orleans. No mês seguinte, foi a vez do furacão Rita atingir a Louisiana e o Texas, e em outubro, o Wilma causou estragos na Flórida.

O tornado deixou um rastro de destruição de 32 Km, uma faixa com largura de 1,3 km. Segundo o Centro Nacional de Previsão de Tempestades, tornados assim são raros no meio-oeste norte-americano, em novembro.

Em setembro, diferentes tornados mataram 10 pessoas nos Estados Unidos. Em média, tornados matam por ano 70 pessoas nos Estados Unidos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -