Sexta-feira, 12 mai 2006 - 08h30
Visível a olho nú, cometa 73/P se aproxima ao máximo da Terra
Viajando a mais de 50 mil km/h, os mais de 60 fragmentos do cometa 73P/Schwassmann-Wachmann 3 finalmente alcançaram a máxima aproximação da Terra. De hoje até o dia 16 de maio, pelo menos dois dos fragmentos poderão ser vistos com facilidade pelos interessados em observar o céu.
A imagem abaixo, feita pelos astrônomos brasileiros Gabriel Hickel, Wilton Dias e Cassio Barbosa, mostram o fragmento B visto através do telescópio de 1600 milímetros do Laboratório Nacional de Astrofísica, situado no Pico dos Dias, na cidade de Brasópolis, MG.
![]()
De acordo com os últimos dados orbitais recebidos, o fragmento C, deve atingir a maior proximidade hoje às 10h22 UTC (13h22 Hora de Brasília) enquanto o fragmento B atingirá a mesma condição neste domingo, às 06h41 UTC (09h41 Hora de Brasília). Segundo dados observacionais, as magnitudes dos dois objetos maiores, B e C, situam-se ao redor de 3.5, o que sugere que podem ser vistos facilmente a olho nú em locais com baixa poluição luminosa e atmosférica. Com auxílio de binóculos ou telescópios, a observação dos fragmentos deve proporcionar uma excelente e magnífica visão do astro. Apesar do cometa se aproximar ao máximo de nosso planeta, não há nenhum risco de colisão. A distância que os fragmentos atingirão deverá ficar em 9 milhões de quilômetros, aproximadamente 30 vezes a distância entre a terra e a Lua. Para ver o cometa, o interessado deve olhar em direção ao ponto cardeal Norte e localizar a constelação do Cisne (Cygnus). O astro poderá ser visto acima da constelação entre 3 e 6 horas da manhã, conforme mostra a carta celeste vista abaixo.
![]() LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A melhor ação é aquela que assegura a maior felicidade ao maior número de pessoas" - Francis Huttcheson -