Procure no Apolo11
Domingo, 16 jul 2006 - 10h02

Volta pra casa: após 12 dias, Discovery prepara pouso na Flórida

Após uma missão de 12 dias, o ônibus espacial Discovery deverá retornar à Terra nesta segunda-feira. O pouso da nave está previsto para às 10h14 (Hora de Brasília) no Kennedy Space Center, na Flórida. De acordo com meteorologistas ligados ao programa espacial americano, a previsão é de chuva no local do pouso.

O processo de-orbital (saída de órbita) ocorrerá às 09h07 (Hora de Brasília), quando uma manobra feita pelos computadores de bordo fará a Discovery se dirigir à Terra de costas. Neste momento são acionados os retro-foguetes de modo a diminuir a velocidade da nave.

Perdendo velocidade, a nave tende a perder altitude, aumentando o atrito sobre as altas da camada da atmosfera. Esse processo é conhecido como reentrada na atmosfera, e é um dos momentos mais críticos de toda a missão, somente comparável em risco aos 8 minutos iniciais do lançamento.

Continua após a publicidade


Durante a reentrada, a temperatura do corpo da espaçonave atinge mais de 1500 graus centígrados. Essa temperatura é isolada por milhares de pequenas placas de cerâmica e silica, que revestem a parte inferior do ônibus espacial. O nariz e bordos de ataque da nave são protegidos de forma mais cuidadosa, já que produzem maior atrito e consequentemente mais calor.

A elevada temperatura aquece os gases ao redor da espaçonave e os incandesce. Essa incandescência é conhecida por plasma e ocorre devido à ionização das partículas dos gases. Essa ionização bloqueia as ondas de rádio e impede a comunicação da nave com os controles de terra no momento da reentrada.


Sucesso
O pouso da Discovery marca o fim da missão STS-121. Segundo a NASA, todos os trabalhos programados foram completado com êxito. Durante os 12 dias no espaço, além do acoplamento à Estação Espacial Internacional, ISS, foram realizados três passeios espaciais (EVA - Atividades Extra-veiculares). Durante as caminhadas, os astronauas Piers Sellers e Mike Fossum realizaram uma série de consertos e testaram diversos procedimentos de segurança.

Foto: Estação Espacial Internacional ISS vista da Discovery, momentos após o desacoplamento no dia 15 de julho de 2006.


Veja ao vivo !
Além de acompanhar ao vivo toda acobertura da missão da Discovery, você também pode acompanhar minuto a minuto a posição da Estação Espacial Internacional.
Para ver a missão vivo e acompanhar o pouso da Discovery, clique aqui
Para rastrear a Estação Espacial, Clique aqui ! .

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -