Terça-feira, 20 jul 2010 - 11h45

Vostochny será a nova base russa para lançamento de foguetes

O governo da Rússia acaba de anunciar um investimento de US$ 740 milhões (ou aproximadamente R$ 1,3 bilhão) para a construção de uma nova base de lançamentos espaciais localizada no extremo oriente do país. Vostochny será a primeira base nacional civil, menor e mais barata que a base de Baikonur, no Cazaquistão, atualmente utilizada para os lançamentos russos.

Foguete russo

A construção está estimada em três anos e a Rússia espera assim garantir sua independência no espaço. "É importante que a nova base garanta a manutenção de praticamente todos os projetos espaciais em gestação, incluindo aparatos tripulados e as futuras naves interplanetárias", declarou o primeiro-ministro Vladimir Putin.

Aos moldes do Centro Espacial Kennedy, na Flórida (EUA), Vostochny terá rampas de decolagem e pistas de aterrissagem. Durante a construção vão trabalhar entre 5 a 12 mil operários, podendo chegar a 30 mil, de acordo com a agência espacial russa (Roscosmos).

Um contrato de aluguel firmado entre autoridades da Rússia e do Cazaquistão ainda permite a utilização de Baikonur como a principal base de lançamento dos foguetes russos até 2050. Hoje, a Rússia realiza mais da metade dos seus lançamentos direto da base no Cazaquistão.

Próxima Tarefa
Na próxima semana os cosmonautas russos Fyodor Yurchikhin e Mikhail Kornienko, integrantes da atual tripulação da Estação Espacial Internacional, vão realizar uma caminhada para ligar o módulo russo Rassvet à ISS.

O objetivo do trabalho é permitir que os próximos acoplamentos das naves Soyuz TMA e dos cargueiros Progress sejam automatizados. A caminhada espacial está marcada para o dia 27 de julho, terça-feira, às 0h45 no horário de Brasília, com duração prevista de seis horas. O módulo Rassvet foi levado à ISS em maio deste ano pelo ônibus espacial norte-americano Atlantis.


Foto: Foguete russo é lançado na base de Baikonur, no Cazaquistão. A base foi construída pela URSS em 1955. Após a queda da União Soviética, a Rússia passou a alugar as instalações no Cazaquistão para seus lançamentos. Crédito: Roscosmos.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy