Sexta-feira, 13 jan 2006 - 08h41
Vulcão Augustine entra em erupção no Alaska
Após uma série crescente de terremotos, o vulcão Augustine entrou em erupção nesta quinta-feira, às 11h44 UTC (04h44 hora local). Meia hora mais tarde uma segunda explosão foi registrada.
![]() Imagens de satélites indicam que a coluna de cinzas e fumaça produzida pela erupção da montanha chegou a 9 mil metros de altitude. Quatro horas antes, cientistas do USGS - Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA colocaram a montanha sob Nível Vermelho, o que significava que a montanha poderia explodir a qualquer momento. Após a erupção, umasignificativa diminuição da atividade sísmica permitiu que o nível de alerta fosse rebaixado ao Nível Laranja, em estado de observação.
Localizado na Península do Alaska, sobre as coordenadas 59.37 N e 153.42 W, Augustine é um estratovulcão, composto pela intercalação de fluxos de lava e material piroclástico, que se eleva a 1252 metros acima do nível do mar. Augustine também é o vulcão mais ativo do leste das Aleutas e já registrou 12 erupções desde 1812. A quantidade de pequenos terremotos no interior da montanha, que em maio de 2005 era de 1 a 2 por dia, passou a 4 por dia em outubro e chegou a 15 no mês de dezembro. O gráfico acima mostra isso. De acordo com cientistas envolvidos, esse eventos estavamocorrendo imediatamente abaixo do topo da montanha, próximos ao nível do mar.
![]() Juntamente com esses pequenos abalos, uma inclinação das paredes, da ordem de 5 cm, também foi detectada com equipamentos de GPS instalados em diversos pontos da montanha. Imagens térmicas também indicavam um aumento na temperatura dos gases na saída do vulcão. A maior temperatura medida foi de 390 graus Celsius, no dia 4 de janeiro. Essa quantidade de dados fez com que os cientistas do Observatório Vulcânico do Alaska, AVO, instalassem novos sismômetros, receptores de GPS. sensores de infrasons e câmeras nos flancos da montanha. Em seu úmtimo boletim, emitido na noite e quinta-feira, o AVO informava que a atividade sísmica da montanha diminuiu, mas permanece alta no nível do solo. O vulcão continua a fumegar vigorosamente. Não há indicação de que possa ocorrer uma nova explosão similar à observada ontem, mas pode ocorrer sem aviso. Foto: O vulcanologista Mike Doukas mede a quantidade de de dióxido de enxofre e dióxido de carbono na coluna de cinzas do vulcão Augustine. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Eu sempre digo: mantenha um diário e um dia ele lhe manterá" - Mae West -