Procure no Apolo11
Sexta-feira, 17 set 2021 - 08h09
Por Rogério Leite

Vulcão Cumbre Vieja acorda, mas risco de tsunami no Brasil é remoto

A notícia de que o vulcão Cumbre Vieja, localizado na costa noroeste da África entrou em alerta Nível Amarelo, causou muita preocupação entre os moradores da costa oriental do Brasil, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Existem algumas teorias que afirmam que uma violeta erupção do vulcão poderia gerar um tsunami devastador que atingiria a costa brasileira com ondas de mais de 10 metros de altura.

Modelo matemático produzido pela BBC de Londres mostra a evolução das ondas gigantes caso ocorresse um desmoronamento total do flanco ocidental do Cumbre Vieja.<BR>
Modelo matemático produzido pela BBC de Londres mostra a evolução das ondas gigantes caso ocorresse um desmoronamento total do flanco ocidental do Cumbre Vieja.

O motivo da preocupação é que o vulcão Cumbre Vieja tem um dos seus flancos trincados e de acordo com alguns teóricos, caso ocorra uma explosão muito forte a parede oeste da montanha poderia ruir e despejar no Atlântico cerca de 500 bilhões de toneladas de terra. Se isso acontecer, geraria um mega tsunami que se espalharia pelo Caribe, Flórida e costas norte e nordeste do Brasil, além do oeste da Europa.


Podemos ter um tsunami no Brasil?
De fato, um desmoronamento súbito da parede ocidental da montanha poderia gerar uma catástrofe natural, mas essa hipótese não é compartilhada por todos os cientistas que estudam o vulcão. Modelos matemáticos mostram que o vulcão não tem condições de liberar energia suficiente para explodir o flanco e provocar um mega terremoto dessas proporções. Segundo os modelos, seria preciso colapsar ao mar pelo menos 2/3 do flanco instável de uma só vez e isso é teoricamente impossível.

Continua após a publicidade


Em 1949, uma violenta erupção fez o cume da montanha despencar vários metros dentro do oceano Atlântico, sem provocar qualquer tsunami. Estatisticamente, o vulcão apresenta fortes erupções a cada 250 anos e a última vez que ocorreu foi em 1971, também sem consequências.

Modelagem de terreno mostra o flanco oeste do Cumbre Vieja. A parede está trincada e seu colapso poderia jogar 500 bilhões de toneladas de terra ao mar.<BR>
Modelagem de terreno mostra o flanco oeste do Cumbre Vieja. A parede está trincada e seu colapso poderia jogar 500 bilhões de toneladas de terra ao mar.


Relatório Sísmico Vulcão Cumbre Vieja
O vulcão Cumbre Vieja tem 1949 metros de altura e é um dos mais monitorados do arquipélago das Ilhas Canárias.

O alerta mais recente foi dado em 13 de setembro de 2021, após os cientistas do Instituto Vulcanológico das Canarias (INVOLCAN)detectaram um enxame sísmico de mais de 350 tremores ao redor no parque nacional de La Palma, todos de baixa intensidade. No entanto, nos últimos dias foi observado um aumento significativo na intensidade dos eventos, alguns deles com magnitude maior que 3.0. Um evento de 3.9 magnitudes foi observado em 14 de setembro.

Redes de compostas por GPS e inclinômetros mostraram deformações de até 1,5 cm centradas sobre os aglomerados de epicentros.

O INVOLCAN observou que desde 2017, dez enxames sísmicos foram detectados em La Palma desde 2017. Um evento foi observado em 2017, um em 2018, cinco em 2020 e três em 2021. Os terremotos observados nestes enxames anteriores ocorreram entre 20 e 30 km de profundidade, contra 8 e 13 km dos atuais sismos, além de serem mais fracos.

No geral, os eventos observados atualmente estão se tornando mais rasos e os hipocentros atuais estão migrando ligeiramente no sentido oeste, mais próximos da fissura ocidental. De acordo com o boletim, o enxame sísmico está provavelmente associado à intrusão magmática.


Pain el Global - Acesse nossa Página de Monitoramento de Vulcões

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -