Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Sábado, 12 jul 2008 - 15h34
Por

Vulcão Llaima volta a entrar em erupção no sul do Chile

O vulcão Llaima, no sul do Chile, voltou a entrar em erupção, nas últimas horas. De acordo com o observatório vulcanológico dos Andes do Sul, situado na região da Araucanía, o Llaima voltou a intensficar-se depois de 48 horas de inatividade.

Os jatos de lava lançados pelo vulcão já obrigaram até o momento, a retirada de 12 pessoas de suas casas, segundo as autoridades locais. A lava que corre pela encosta do vulcão pode ser vista a quilômetros de distância.

Foi emitido alerta vermelho nas zonas de Bajo Bellavista, Los Paraguas e na estação de ski de Las Araucarias. As regiões juntam-se às de El Danubio, La Selva, Los Lleuques, Colonia Caupolican, Santa Ana e Las Mercedes, que desde 4 de julho estão sob o mesmo alerta.

O Llaima é um dos vulcões mais ativos da América do Sul, está localizado a cerca de 700 quilômetros ao sul de Santiago e tem 3.210 metros de altura.

Vulcão Kilauea
Nesta semana, outro vulcão considerado um dos mais ativos do mundo, o Kilauea, entrou em erupção no Havaí. No último domingo (6), ele expeliu uma grande quantidade de lava em jatos que chegaram a 12 metros de altura. Uma nuvem de fumaça branca saiu da cratera de Halemaumau, perto do cume do vulcão, e transportou alto nível de dióxido de sulfúrio. A atividade do Kilauea é quase constante desde 1983.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver" - Dom Helder Câmara