Quarta-feira, 19 abr 2006 - 06h50
Vulcão Merapi expele lava e pode entrar em erupção
O crescimento recente no nível de atividade sísmica no interior do Monte Merapi, na Indonésia, faz os vulcanologistas suspeitarem que uma grande erupção esteja a caminho.
![]() Ontem a montanha deu indícios visíveis da atividade, quando passou a lançar lava e fumaça de sua cratera, em pleno coração da ilha de Java, densamente povoada. O grande problema a ser enfrentado pelas autoridades é como deslocar a população das áreas de risco. A maioria se recusa a sair, já que as terras vulcânicas, férteis, são o sustento da maioria da população.
A defesa civil já está orientada e se prepara para a possível evacuação dos milhares de habitantes que povoam a região do Merapi. O governo já colocou à disposição centenas de caminhões e já preparou abrigos de emergência, já abastecidos com alimentos e medicamentos essenciais. O Monte Merapi eleva-se a 2968 metros de altitude e se localiza a 30 quilômetros de Yogyakarta, uma cidade com mais de milhão de pessoas, que em 1930 sofreu com a erupção da montanha. Na ocasião mais de 1500 pessoas morreram. Em 1992 o vulcão entrou novamente em erupção, lançando nuvens de gás quente e tóxico sobre a cidade, matando pelo menos 70 pessoas. Além do Merapi, milhares de pessoas vivem ao redor dos 129 vulcões ativos da Indonésia e de acordo com as crenças da região, acreditam que espíritos observam o pico do vulcão e serão avisados quando uma grande erupção for iminente. Novos sismômetros e equipamentos de GPS deverão ser instalados ainda hoje pelo governo indonésio o que vai permitir aos cientistas determinar com maior precisão as possibilidades de erupção.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"As pessoas só querem a liberdade quando não têm poder" - Friedrich Nietzsche -