Quarta-feira, 9 mar 2005 - 07h17

Vulcão Santa Helena volta a dar sinais de erupção

O vulcão Santa Helena, localizado no estado de Washington, na costa oeste norte-americana, novamente deu sinais de vida na tarde de ontem.

Expelindo uma coluna de cinzas e fumaça que chegou a atingir 11 mil metros de altura, a montanha foi novamente o centro das atenções. O evento pode ser visto a mais de 90 quilômetros de distância.

Segundo informações locais, após a liberação da coluna de fumaça vulcânica, era possível ver a lava incandescente dentro da cratera.

Não há informações sobre vítimas ou danos, disse Alan Steele, da divisão de emergências de Washington.

Pilotos que sobrevoaram a região reportaram ao NWS, serviço meteorológico dos EUA, NWS, que a coluna de fumaça passava realmente de 30 mil pés (10 km), mas nenhum vôo foi cancelado ou adiado devido ao vulcanismo.

O vulcão Santa Helena, localizado a 72 km a nordeste de Vancouver, Washington, vem provocando estrondos e expelindo cinzas e fumaça desde setembro de 2004.

Cientistas do USGS, Instituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, dizem que a atividade aponta para uma forte erupção, mas nenhum deles acredita que alcance a intensidade da erupção ocorrida em 1980, que matou 57 pessoas.

Naquela ocasião a erupção criou a atual cratera e um novo domo de lava está se formando nos últimos meses. Segundo o USGS, o crescimento deste domo de lava deve ser acompanhado por diversos tremores de pequena intensidade, fumarolas e gases vulcânicos, bem como emissões de cinzas.

Saiba mais

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy