Procure no Apolo11
Domingo, 2 out 2005 - 14h57

Vulcão de El Salvador pode expelir lava em breve

O vulcão Ilamatepec, a oeste de El Salvador, que no sábado teve uma erupção de rochas e cinzas incandescentes, pode expelir magma nas próximas horas ou dias, revelou um vulcanólogo salvadorenho. O estudioso afirmou que há sinais sísmicos emitidos pelo monte que apontam para tal análise. Entretanto, a erupção não seria violenta.

"Estamos monitorando o vulcão, e pelos sinais que nos apresenta no momento o magma pode sair, mas não de uma forma violenta, isso depende de como vá evoluir seu comportamento", assegurou o vulcanólogo da Universidade de El Salvador (UES), Francisco Barahona. "O que estamos vendo é o que esperávamos, o vulcão teve esta explosão de cinza que fez também com que a rocha que estava no cone do vulcão se fragmentasse em pedaços expulsando-os violentamente, isso significa que o magma está pressionando", explicou Barahona.

Ele acrescentou que as análises feitas no vulcão denotam que "há mais eventos sísmicos de baixa freqüência" indicando que "os canais dentro do vulcão estão mais amplos. Isso ocorre porque o fluxo de magma está subindo até a superfície e é o que provocou a explosão".

Há a possibilidade de rota do fluxo de lava. "É muito possível que seja pela ladeira sul do vulcão, porque é por ali que se abriu uma brecha", disse Barahona, ao ressaltar que grande quantidade de água fervente, lodo, pedras incandescentes e árvores abriu caminhos por onde passaria a lava.

Continua após a publicidade


Ao seguir essa rota, o fluxo de lava descerá desde a parte sul do cone do Ilamatepec e poderá chegar até as proximidades do lago Coatepeque, circundado por luxuosas residências e um exclusivo centro recreativo privado chamado Torremolinos. "Não sabemos quando poderá sair o magma, que seria um fluxo lento, mas, também temos que considerar que poderá sair mais violentamente lançando piroclastos (porções de magma lançadas para o ar), mas não sabemos quando isso ocorrerá", concluiu Barahona.

No sábado, o Ilamatepec, o mais alto do país con 2,381 mil metros acima do nível do mar, teve uma explosão que expeliu cinza e rochas incandescentes em todo o seu redor. Isso marcou o início da erupção temida há mais de dois meses pelas autoridades. Duas pessoas morreram soterradas por árvores e terras arrastadas pelas emissões de gás a dois quilômetros ao sul da cratera. De acordo com o Terra El Salvador, ao menos sete pessoas ficaram feridas por pedras lançadas, segundo a polícia.

Milhares de pessoas foram retiradas das proximidades do vulcão, onde vivem, pelo menos, 10 mil pessoas. Elas foram levadas para albergues, enquanto outras foram estabelecidas em barracas, em meio ao campo. O governo já decretou alerta vermelho nos povoados próximos ao Ilamatepec.


Veja Também: Informações sobre o vulcão Santa Helena

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -