Segunda-feira, 9 abr 2007 - 09h07
"Isso não é um vulcão. É um monstro", disse um dos habitantes do pequeno vilarejo de Tremblet, nas ilhas Reunião, a leste da costa da África, em pleno oceano Índico.
Sem dúvida, essa é a impressão que dá ao ver o vulcão Piton de La Fournaise, que entrou em atividade na última terça-feira, 3 de abril, e desde então não pára de expelir enormes colunas de cinza, fumaça e fluxos de lava incandescentes em direção ao oceano. Na última sexta-feira pelo menos 100 residentes foram evacuados das vilas do lado sudeste da ilha, pois havia informações que o fluxo piroclástico poderia atingir o local. Todos temiam que a lava incandescente pudesse destruir suas casas, a exemplo do que já ocorrera em 1986, quando uma erupção da montanha incendiou diversas residências.
Thomas Staudacher, diretor do Observatório Vulcânico das Ilhas Reunião, acredita que a erupção ainda deverá durar diversos dias. De acordo com Staudacher, o fluxo de lava é colossal e estima em três milhões de metros cúbicos a quantidade de magma que brota do solo a cada dia.
O fluxo de lava atingiu a principal estrada da região e de acordo com estimativas, segue em direção ao mar a 60 quilômetros por hora. Testemunhas afirmam que colunas de lava são expelidas a mais de 200 metros de altura. Ao atingir o mar, a lava produz enormes nuvens de gás sulfúrico, que chega a encobrir as pequenas ilhas da região. Medições efetuadas pelos vulcanologistas indicam que os níveis de enxofre não atingiram níveis críticos. Conhecido localmente como Le Volcan (O Vulcão), a montanha é a maior atração turística das ilhas Reunião, uma possessão francesa com 2.510 quilômetros quadrados, situada a 800 quilômetros ao leste da ilha de Madagascar. Antes da atual erupção, a montanha já havia entrado em atividade em fevereiro de 2007, dois meses antes. Fotos de Serge Gelabert - www.fournaise.info Veja no Satmap: LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Dois cachorros podem matar um leão" - Provérbio -