Procure no Apolo11
Segunda-feira, 9 abr 2007 - 09h07

Vulcão entra em erupção em ilha no Índico

"Isso não é um vulcão. É um monstro", disse um dos habitantes do pequeno vilarejo de Tremblet, nas ilhas Reunião, a leste da costa da África, em pleno oceano Índico.

Sem dúvida, essa é a impressão que dá ao ver o vulcão Piton de La Fournaise, que entrou em atividade na última terça-feira, 3 de abril, e desde então não pára de expelir enormes colunas de cinza, fumaça e fluxos de lava incandescentes em direção ao oceano.

Na última sexta-feira pelo menos 100 residentes foram evacuados das vilas do lado sudeste da ilha, pois havia informações que o fluxo piroclástico poderia atingir o local. Todos temiam que a lava incandescente pudesse destruir suas casas, a exemplo do que já ocorrera em 1986, quando uma erupção da montanha incendiou diversas residências.

Continua após a publicidade


Thomas Staudacher, diretor do Observatório Vulcânico das Ilhas Reunião, acredita que a erupção ainda deverá durar diversos dias. De acordo com Staudacher, o fluxo de lava é colossal e estima em três milhões de metros cúbicos a quantidade de magma que brota do solo a cada dia.

O fluxo de lava atingiu a principal estrada da região e de acordo com estimativas, segue em direção ao mar a 60 quilômetros por hora. Testemunhas afirmam que colunas de lava são expelidas a mais de 200 metros de altura.

Ao atingir o mar, a lava produz enormes nuvens de gás sulfúrico, que chega a encobrir as pequenas ilhas da região. Medições efetuadas pelos vulcanologistas indicam que os níveis de enxofre não atingiram níveis críticos.


A montanha
O Piton de La Founaise, que traduzido seria Pico da Fornalha, é um vulcão do tipo blindado, e situa-se no leste das ilhas Reunião, 2632 metros acima das coordenadas 21.231° S e 55.713° E, no oceano Índico. Junto ao Kilauea, no Hawaí e ao Monte Erebus, na Antártida, o Piton de La Fournaise é um dos mais ativos vulcões da atualidade. Seu topo é formado pelo Enclos Fouché, uma caldeira de 8 quilômetros de largura.

Conhecido localmente como Le Volcan (O Vulcão), a montanha é a maior atração turística das ilhas Reunião, uma possessão francesa com 2.510 quilômetros quadrados, situada a 800 quilômetros ao leste da ilha de Madagascar.

Antes da atual erupção, a montanha já havia entrado em atividade em fevereiro de 2007, dois meses antes.

Fotos de Serge Gelabert - www.fournaise.info

Veja no Satmap:
Imagens de satélite e mapas da região do Piton de La Fournaise

Veja também: Webcâmera próxima ao vulcão

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -