Quarta-feira, 17 out 2007 - 20h11

Vulcão no monte Kelud entra em alerta máximo

Autoridades da Indonésia elevaram o nível de alerta do vulcão do monte Kelud para nível máximo. Desde terça-feira (16), a erupção do vulcão é temida e iminente. Milhares de moradores da região do monte Kelud, em Java, já foram retirados e levados a abrigos. Porém, muitos ainda insistem em permanecer em suas casas, pois não querem deixar seus bens e animais.

O vulcão é um dos mais perigosos da Indonésia e fica a cerca de 90 quilômetros a a sudoeste de Surabaya. Hoje, cerca de 350 mil pessoas vivem num raio de 10 km do Kelud. A região tem culturas de café, cana-de-açúcar, abacaxi e mamão, além de pecuária.

Saut Simatupang, chefe de pesquisa vulcanológica, explica que embora os sismos vulcânicos tenham caído de 500 para 61 na manhã desta quarta-feira, isso não descarta a possibilidade de erupção. "Ele pode entrar em erupção dois ou três dias depois de haver menos sismos, porque o vulcão pode estar armazenando energia para uma explosão". Além disso, a água do lago, que fica na cratera do vulcão, começou a mudar de cor, indicando um aumento nos níveis de enxofre.

A última erupção do Kelud aconteceu em 1990 e deixou na ocasião 30 vítimas fatais. Em 1919, o vulcão derramou água fervente de sua cratera e 5 mil pessoas morreram.

A Indonésia faz parte de uma área com intensa atividade sísmica, conhecida como Anel de Fogo do Pacífico, e possui inúmeros vulcões.

Artes: No topo, vulcanologistas fazem medições próximas ao lago da cratera do vulcão, vista ao fundo. Acima, imagem de satélite do local, vista através do aplicativo SatMaps.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax