Segunda-feira, 21 jan 2008 - 19h20

Vulcão subglacial pode ter influenciado fluxo de gelo na Antártida

A atividade vulcânica que acontece sob as gelereiras no oeste da Antártida pode influenciar na circulação do gelo e na estabilidade das placas. Foi o que revelou um estudo publicado esta semana pela revista científica Nature Geoscience.

Um vulcão recém-identificado sob essas placas pode ter importante consequência para uma futura estabilidade das camadas de gelo do oeste da Antártida. O vulcão subglacial das Montanhas Hudson entrou em erupção pela última vez há 2,3 mil anos e, segundo a pesquisa, "afetou provavelmente, naquele momento, o fluxo de gelo da região".

A descoberta ajuda "o entendimento da estabilidade passada, presente e futura da placa de gelo no oeste da Antártida", segundo os especialistas. Os pesquisadores Hugh Corr e David Vaughan usaram informações coletadas por técnicas de radar e colhidas em vôos realizados sobre a Antártida. A equipe identificou uma grande camada de cinza vulcânica enterrada sob o gelo.

Segundo o estudo, o aumento do calor que emanava dessa erupção poderia ter causado o derretimento das placas de gelo que estavam ao redor, o que resultaria em um aumento no fluxo de outras geleiras próximas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy