Procure no Apolo11
Quinta-feira, 06 dez 2007 - 12h04

WWF divulga estudo que prevê transformação da Amazônia em 25 anos

Um relatório divulgado nesta quarta-feira por um dos maiores especialistas em ecologia amazônica, o americano Daniel Nepstad, alerta para um cenário catastrófico. As mudanças climáticas e o desmatamento serão responsáveis pela transformação da metade da Floresta Amazônica em savana até 2030. O processo deve ocorrer nos próximos 15 a 25 anos, com a emissão de 15 a 25 bilhões de toneladas de carbono até o final do período.

O estudo "Os Ciclos Viciosos da Amazônia", foi encomendado pela ONG WWF, e tem base em dados científicos. O relatório da WWF tem tom de urgência e fatalidade, e reforça as transformações que a Amazônia vem sofrendo.

Uma conferência sobre o clima realizada esta semana em Bali, propõe metas e negociações para um acordo que substituirá o Protocolo de Kyoto após 2012.

Até agora, modelos de clima e de vegetação têm mostrado que o colapso da floresta deveria acontecer só depois de 2080.

Continua após a publicidade


O estudo de Nepstad, cruzou os modelos de desmatamento com novos dados sobre exploração madeireira, chuvas ao longo dos últimos dez anos, além de tendências recentes da expansão da cana, da soja e da pecuária. É "um dos piores cenários que eu já vi em 23 anos de Amazônia", afirmou o americano Daniel Nepstad.

Segundo Nepstad, a área desmatada cresceria de 17% para 31% e a área seca ou danificada pelo corte seletivo, chegaria a 24% da mata.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -