Segunda-feira, 15 dez 2014 - 10h06
Por Rogério Leite
Se você possui um pequeno binóculo e gostaria de ver algo realmente fascinante no céu noturno, o momento é agora. O cometa Lovejoy está cada vez mais brilhante e se tornou a bola da vez da observação dos astrônomos amadores e profissionais. Olhe para o céu, experimente!
Batizado de C/2014 Q2 Lovejoy em homenagem ao seu descobridor, o australiano Terry Lovejoy, o cometa está cada vez mais brilhante e de acordo com alguns relatos já atingiu a magnitude M1 (brilho integrado do núcleo + cauda) de 6.0, o que significa que já pode ser visto a vista desarmada em locais de céu muito limpo e escuro. Observadores experientes, no entanto, estimam seu brilho em 6.5, ligeiramente acima da capacidade de percepção de brilho do olho humano, mas isso é só por alguns dias. Em breve Lovejoy vai brilhar muito mais e deverá atingir a magnitude de 4.5 no comecinho de 2015.
C/2014 Q2 Lovejoy é um cometa de longo período, com orbita inclinada em 80 graus, descoberto na noite de 17 de agosto por Terry Lovejoy, através de telescópio de 200 milímetros. O objeto foi confirmado algumas horas depois pelo astrônomo brasileiro Cristovão Jacques, a partir do observatório SONEAR, localizado em Oliveira, MG. Clique para ampliar Neste momento, Lovejoy está situado antes da orbita de Marte, a 113 milhões de km da Terra e deverá atingir o ponto de maior aproximação em 7 de janeiro, quando estará a apenas 70.2 milhões de quilômetros de distância. Em 30 de janeiro atingirá o periélio, a menor distância até o Sol, a 1.29 UA da estrela, cerca de 192 milhões de quilômetros. Antes de entrar na região planetária, Lovejoy completava uma volta ao redor do Sol em 11500 anos. Quando deixar a região seu período orbital ficará ligeiramente mais curto, com tempo estimado em 8 mil anos. Assim, se você quiser ver o cometa, o momento é agora.
Através de instrumentos, o cometa se parece com uma pequena bolinha esverdeada, coloração essa causada pela presença abundante de cianogênio CN e carbono biatômico, C2, que quando submetidos à luz solar emitem luz verde no comprimento de onda ao redor de 550 nanômetros. C/2014 Q2 está situado entre as constelações da popa e da pomba, alto no céu após as 22 horas. Clique para ampliar Visto da Região Sudeste, pode ser encontrado no quadrante sudeste a cerca de 40 graus de elevação. Com o passar das horas, o movimento da terra faz o objeto subir e caminhar em direção ao quadrante Sul e as 02h00 atinge seu ponto máximo de altura, a 75 graus de elevação, nas coordenadas celestes 06h44m16s / -39g40m23.2s.
Lovejoy deverá aumentar muito de brilho nos próximos dias. No dia 9 de janeiro cruzará o equador celeste e se tornará um objeto mais propícia a ser visto no hemisfério norte, mas ainda poderá ser observado até o final de janeiro. A hora é agora. Bons céus!
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O que se faz agora com as crianças é o que elas vão fazer depois com a sociedade" - Karl Mannhein -