Procure no Apolo11
Quarta-feira, 5 jul 2006 - 08h40

ônibus espacial Discovery parte em direção à ISS

A nave espacial Discovery foi lançada com sucesso na tarde de ontem do Centro Espacial Kennedy, nos Estados Unidos. A contagem transcorreu sem interrupções, após ser abortada por duas vezes na última semana.

Faltando cinco segundos para o lançamento, os computadores de bordo da Discovery assumiram o controle da sequência de ignição e conforme programado, às 15h38 (Hora de Brasília), o motor principal, auxiliado por dois foguetes de combustível sólido foram acionados, erguendo do chão o ônibus espacial.

Clique aqui e veja o lançamento

Continua após a publicidade


Dois minutos após o lançamento, os dois foguetes de combustível sólido se separaram do conjunto e recuperados momentos mais tarde sobre o oceano Atlântico pelos navios Liberty Star e Freedom Star. Os foguetes são reutilizados em outras missões.

Um minuto após a separação dos foguetes a Discovery já se localizava a 100 km de altitude e se deslocava a 7 mil km/h. Cinco minutos depois a velocidade já era de 26 mil km/h.

Às 15h46, oito minutos após a ignição dos motores, ocorre a sequencia conhecida como MECO - Main Engine Cut Off", ou seja o desligamento do motor principal e a separação do gigantesco tanque de combustível líquido. A Discovery está em órbita.

Esses são os oito minutos mais críticos da missão, só comparados em complexidade e tensão ao momento da re-entrada na atmosfera.

Após a separação dos tanques, mostradas ao vivo pelo Apolo11, o centro de controle da missão, situado em Houston, Texas, confirmou que a câmera externa de vídeo, apontada para o tanque externo, registrou todos os momentos. Essas imagens são posteriormente estudadas por especialistas, em busca de falhas que possam interferir na missão.

Diversas atividades estão previstas para hoje, entre elas a inspeção da blindagem térmica que revestes o nariz da Discovery, além das placas de cerâmica, responsáveis pelo isolamento térmico da parte inferior da nave. A inspeção será feita por um braço robótico. Amanha a Discovery deverá se acoplar à ISS, a 400 km de altitude.


Veja ao vivo !
Além de acompanhar ao vivo toda a cobertura da missão da Discovery, você também pode acompanhar minuto a minuto a posição da Estação Espacial Internacional. Experimente. Clique aqui ! .

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -