Terça-feira, 10 set 2019 - 11h17
Por Rogério Leite
vídeo: Índia diz ter encontrado módulo Vikran na superfície da Lua
Utilizando a câmera de alta-resolução a bordo do orbitador da missão Chandrayaan-2, a agência espacial indiana, ISRO, conseguiu localizar o módulo Vikran, que se chocou próximo ao polo sul da Lua. De acordo com a agência, o módulo de pouso está a cerca de 1 km do local onde deveria ter pousado.
A localização do Vikran foi possível devido à alta resolução da câmera, que de 120 km de altitude consegue criar mosaicos de 12x3 km do terreno lunar, com resolução espacial de 32 centímetros. Essa é a câmera mais poderosa que já foi colocada na orbita da Lua e tem a função de gerar imagens altamente detalhadas com objetivo de criar um novo modelo topográfico do nosso satélite natural. A tentativa de localização do módulo Vikran é a consequência de uma falha ocorrida instantes antes do pouso, que deveria ocorrer próximo ao polo sul da Lua. De acordo com a ISRO, tudo funcionou corretamente até 2.1 km da superfície, quando a nave perdeu contato com a Terra. Não se sabe exatamente o que aconteceu, mas ao que tudo indica a velocidade de descida era quase 30 vezes maior que necessária para que o pouso fosse realizado com suavidade, como pretendido pelos engenheiros.
Talvez o que incomode é o fato do módulo não ter pousado e de o jipe-robô não ter caminhado na superfície da Lua, o que para alguns pode ser visto como sinônimo de fracasso. Entretanto, o conhecimento adquirido pelos indianos nesta tentativa de pouso, mesmo que não tenha dado certo, será usado na próxima missão e os erros do passado não deverão ser cometidos novamente. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Se só por piedade se dessem esmolas, os mendigos estariam mortos de fome" - Nietzsche -