Procure no Apolo11
Terça-feira, 10 set 2019 - 11h17
Por Rogério Leite

vídeo: Índia diz ter encontrado módulo Vikran na superfície da Lua

Utilizando a câmera de alta-resolução a bordo do orbitador da missão Chandrayaan-2, a agência espacial indiana, ISRO, conseguiu localizar o módulo Vikran, que se chocou próximo ao polo sul da Lua. De acordo com a agência, o módulo de pouso está a cerca de 1 km do local onde deveria ter pousado.

A localização do Vikran foi possível devido à alta resolução da câmera, que de 120 km de altitude consegue criar mosaicos de 12x3 km do terreno lunar, com resolução espacial de 32 centímetros. Essa é a câmera mais poderosa que já foi colocada na orbita da Lua e tem a função de gerar imagens altamente detalhadas com objetivo de criar um novo modelo topográfico do nosso satélite natural.

A tentativa de localização do módulo Vikran é a consequência de uma falha ocorrida instantes antes do pouso, que deveria ocorrer próximo ao polo sul da Lua. De acordo com a ISRO, tudo funcionou corretamente até 2.1 km da superfície, quando a nave perdeu contato com a Terra. Não se sabe exatamente o que aconteceu, mas ao que tudo indica a velocidade de descida era quase 30 vezes maior que necessária para que o pouso fosse realizado com suavidade, como pretendido pelos engenheiros.

Continua após a publicidade


Nossa opinião
Embora a ISRO ainda não tenha divulgado as imagens - provavelmente o será ainda nesta semana - o fato de a câmera de alta resolução ter obtido imagens referenciadas da nave e do local de pouso atestam o grande nível tecnológico alcançado pela Índia. Além disso, cerca de 80% dos experimentos da missão Chandrayaan-2 estavam previstos de serem feitos a partir do orbitador e ainda nem começaram.

Talvez o que incomode é o fato do módulo não ter pousado e de o jipe-robô não ter caminhado na superfície da Lua, o que para alguns pode ser visto como sinônimo de fracasso. Entretanto, o conhecimento adquirido pelos indianos nesta tentativa de pouso, mesmo que não tenha dado certo, será usado na próxima missão e os erros do passado não deverão ser cometidos novamente.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Pode-se enganar todo mundo o tempo todo, se a campanha estiver certa e a verba for suficiente" - Joseph E. Levine -