Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Quarta-feira, 6 out 2010 - 10h40

Marte: jipe Opportunity frente a frente com meteorito marciano

A agência espacial americana, Nasa, divulgou esta semana uma imagem super aproximada de uma rocha assentada sobre a superfície de Marte. A cena foi registrada pelo explorador robótico Opportunity, que analisou a composição da pedra e confirmou as suspeitas dos pesquisadores.

Meteorito em Marte
Clique para ampliar

De acordo com Laboratório de Propulsão a Jato, JPL, foram usados diversos instrumentos para analisar a textura e a composição da rocha, entre eles um imageador microscópico e u espectrômetro de raios-x e partículas alfa, que fazem parte do conjunto de instrumentos a bordo do jipe-robô.

Os primeiros resultados confirmam que a rocha, batizada de "Oileán Ruaidh", é de fato um meteorito de 48 centímetros, composto principalmente de níquel e ferro, confirmando as suspeitas dos pesquisadores americanos. Segundo o JPL, traços de outros elementos químicos foram detectados, mas em frações infinitesimais.

As primeiras imagens de "Oileán Ruaidh" (pronuncia-se ai-len ruah) foram feitas em 16 de setembro de 2010, durante o 2363º dia marciano de atividade do jipe Opportunity. A cena mostrada foi feita no dia 24 de setembro, durante o 2371º Sol (quantidade de dias marcianos desde que o jipe pousou na superfície). A imagem apresenta as cores reais do meteorito e foi feita por três câmeras, filtrando os comprimentos de onda de 601, 535 e 482 nanômetros.

Após coletar os dados de Oilean Ruaidh, o Opportunity se deslocou por 100 metros e retomou a sua jornada em direção à cratera Endeavour, sua próxima missão de longo prazo.

A exploração do jipe Opportunity é uma das mais bem sucedidas missões planetárias. O jipe já percorreu 23.5 quilômetros no solo marciano. Somados à expedição de seu irmão gêmeo Spirit, do outro lado do planeta, a exploração marciana detêm o recorde de mais de 31 quilômetros de trilhas percorridas.


Foto: Close-up do meteorito Oileán Ruaidh, registrado pelo jipe-robótico Opportunity, em 24 de setembro de 2010. Crédito:NASA/JPL-Caltech/Cornell University







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O homem é sábio quando procura a sabedoria. Quando pensa que a encontrou é burro." - Talmud