Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Sexta-feira, 31 ago 2007 - 09h23

Novas imagens mostram obscurecimento do Sol em Marte

Um dia após a confirmação de que as tempestades em Marte estão dando uma trégua aos robôs exploradores Spirit e Opportunity, o JPL, Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, responsável pela missão, divulgou uma série de imagens que mostram a dramática situação de obscurecimento do Sol, pela qual passaram as sondas nos últimos dois meses.

Utilizando as cenas captadas diariamente pela câmera panorâmica - PanCam - a bordo do robô Opportunity, a cientista Emily Lakdawalla, ligada à Sociedade Planetária, dos EUA, criou um mosaico de imagens que mostra o lento e severo obscurecimento do Sol, que dia após dia, foi se apagando atrás da gigantesca quantidade de poeira em suspensão na atmosfera marciana.

As imagens mostradas no mosaico foram recalibradas por estudantes do Laboratório MarsLab, da Universidade de Cornell, supervisionados por Jim Bell, professor de astronomia da universidade e principal pesquisador das imagens das PanCams.

"O mosaico de Emily é maravilhoso e mostra o Sol se apagando do ponto de vista do Opportunity", diz Bell. "A quantidade de poeira é tão grande que faz o Sol parecer uma vela!", exclama o pesquisador.

De fato, Bell tem razão. Durante praticamente todo o mês de julho, a quantidade de energia gerada pelos painéis caiu a níveis críticos. Em alguns momentos a quantidade convertida era inferior a 100 watts/hora, insuficiente para manter os robôs aquecidos durante a noite. Essa situação obrigou os engenheiros a instruir os robôs a manterem somente as funções vitais, suspendendo inclusive as comunicações com a Terra para poupar energia.

Apesar de ainda muito crítica, as condições obscurecimento parecem ter dado uma trégua, já que as tempestades estão chegando ao fim após dois meses de atividade. A opacidade ainda é muito alta e os painéis solares ainda estão cobertos de poeira, mas espera-se que desta vez o vento marciano sopre a favor, removendo o pó acumulado sobre os painéis.

Segundo a previsão do tempo, a calmaria deve permanecer no planeta e a poeira em suspensão deverá baixar, permitindo o recarregamento das baterias dos jipes.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire