Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Espaço - Tecnologias
Segunda-feira, 05 jan 2009 - 08h22

Spirit e Opportunity completam cinco anos em Marte

Os robôs Spirit e Opportunity completam este mês o quinto aniversário sobre o planeta vermelho, desafiando condições extremas e superando as previsões da Nasa.

As sondas chegaram a Marte em janeiro de 2004 e a missão inicial era de três meses para cada veículo.

Sobre as montanhas e crateras do planeta, os dois robôs sobreviveram incrivelmente, a violentas tempestades de poeira e temperaturas abaixo de 100°C negativos durante o inverno marciano.

De lá pra cá, pelo menos 250 mil imagens já foram enviadas à Terra. As informações são de tamanha riqueza que vão contribuir por vários anos para que cientistas possam compreender a geologia do planeta.

A Nasa sabe que a qualquer momento os painéis solares podem deixar de funcionar, provocar falhas nos veículos e a missão pode acabar sem aviso prévio. Mas os gestores do projeto superaram suas expectativas.

"Quando as pessoas olham para o período de décadas de exploração em Marte, Spirit e Opportunity podem ser considerados os mais importantes, não pelo que realizaram para a ciência, mas por representarem a primeira real exploração de toda superfície de Marte", afirmou Steve Squyres da Universidade Cornell, principal investigador da missão Rover.

A próxima missão ao planeta vermelho está prevista para 2011. Oportunidades de lançamentos a Marte só acontecem a cada 26 meses, quando os planetas estão em correto alinhamento.

Arte: Concepção artística mostra a sonda Opportunity em atividade na superfície de Marte.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"O acaso não existe; o que chamamos de acaso é o efeito de uma causa que não conhecemos" - Voltaire