Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Astronomia
Quarta-feira, 12 dez 2018 - 10h15

Chegou a hora: cometa 46P se aproxima e está visível a olho nu!

No próximo dia 16 de dezembro, o cometa periódico 46P/Wirtanen atingirá o ponto de maior aproximação da Terra, e ficará distante apenas 11.6 milhões de km do nosso planeta. Devido à pequena distância, o objeto já pode ser visto a olho nu, na forma de uma pequena bolinha verde difusa e deve ficar ainda mais brilhante.

Carta celeste mostra a posicao do cometa 46P/wirtanen
Para localizar o cometa 46P/Wirtanen, utilize a carta acima. Ela mostra a posição do cometa às 22h00 horas pelo horário de Brasília entre os dias 12 a 17 de dezembro de 2018.

46P é um cometa periódico, que completa uma volta em torno do Sol a cada 5.4 anos. É uma rocha gelada com cerca de 1200 metros de diâmetro, descoberta em 17 de janeiro de 1948 pelo astrônomo Carl A. Wirtanen, do observatório de Lick, na Califórnia.

De acordo com a REA-Brasil, Rede de Astronomia Observacional, na noite entre 26 e 27 de novembro de 2018, o astrônomo amador Marco Goiato, de Araçatuba - SP conseguiu observar este cometa a olho nu e estimou o brilho da coma em 5.2 magnitudes.

Desde então, o brilho de 46P aumentou e atualmente (12 de dezembro) o cometa se encontra na magnitude 4.8, bem abaixo do limiar da visão humana, que é de 6, lembrando que quanto menor a magnitude, maior o brilho de um objeto.

Estima-se que 46P deve ficar ainda mais brilhante nos próximos dias e poderá chegar à magnitude 4.4 no próximo dia 16, quando atingir o ponto de maior aproximação com a Terra.


Localize o cometa 46/P Wirtanen
Na noite de 12 de Dezembro o cometa 46P/Wirtanen poderá ser visto no interior da constelação de Touro, no topo do vértice imaginário de um triângulo formado pela estrela Aldebaran e o aglomerado das Plêiades.

Nos próximos dias o cometa se deslocará por esta região e entre os dias 15 e 16 formará um quase alinhamento entre as Plêiades e Aldebaran.

É importante salientar que, embora a magnitude de 46/P esteja bem abaixo do limiar da visão humana, que é de 6 magnitudes, o uso de um binóculo de boa qualidade é fundamental para uma observação mais confortável, pois permitirá distinguir um pequeno ponto verde difuso entre as estrelas. Além disso, o distanciamento das luzes da cidade poderá fazer toda a diferença.

Para localizar o cometa 46P/Wirtanen, utilize a carta acima. Ela mostra a posição do cometa às 22h00 horas pelo horário de Brasília entre os dias 12 a 17 de dezembro de 2018. Bons céus!







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"Usamos as ideias apenas para justificar nossa maldade, e as palavras para esconder nossas idéias." - Voltaire