Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Compartilhe! 

Editoria: Exploração Espacial
Segunda-feira, 25 ago 2014 - 10h48

Novas imagens revelam suposto osso animal na superfície de Marte

Imagens feitas recentemente pelo jipe-robô Curiosity estão chamando bastante a atenção. As cenas mostram diversas estruturas espalhadas sobre a superfície de Marte, uma delas muito semelhante ao osso de um suposto animal pré-histórico.

Osso_em_Marte
Clique para ampliar

As imagens foram divulgadas recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato, JPL, da Nasa, que coordena todas as missões dos jipes-robôs em atividade no Planeta Vermelho, mas que ainda não divulgou qualquer nota sobre o que poderia ser o objeto em forma de osso encontrado no local de prospecção.

Observando-se a imagem, chama a atenção o objeto que aparece em primeiro plano, que lembra um osso semelhante aos encontrados na Terra ao lado de fragmentos de algum sítio arqueológico da Idade de Pedra.

Até o momento, não existe qualquer evidência de que alguma forma de vida tenha se desenvolvido no passado marciano, embora os estudos mostrem que possivelmente o planeta já teve condições de desenvolve-la há milhões de anos.


Pareidolia
Ao que tudo indica, o objeto em forma de osso visto na superfície de Marte é mais um dos inúmeros casos de pareidolia, um fenômeno psicológico que faz com que nosso cérebro tente dar alguma ordem à imagens ou sons sem algum significado real. É comum ver imagens nas nuvens, montanhas, solos rochosos, florestas, líquidos, janelas embaçadas, etc.

Essa não é a primeira vez que objetos vistos na superfície marciana sejam interpretados como conhecidos, dando origem à verdadeiras teorias conspiratórias. Os mais conhecidos são a "Face de Marte" ou o Bigfoot, um homem que parecia estar sentado em uma pedra.

Rato_em_Marte
Clique para ampliar

Recentemente, no dia 28 de setembro de 2012, alguns dias depois que o jipe-robô Curiosity pousou no interior da cratera Gale, uma imagem típica de reconhecimento de terreno também chamou a atenção. No meio de diversas pedras, a imaginação fértil pregou mais uma peça nos observadores ao revelar um verdadeiro camundongo, igualzinho aqueles que temos aqui na Terra e que infestam nossas cidades.

No caso do "osso marciano", uma análise mais detalhada deverá mostrar que o objeto é na verdade uma pedra, que adquiriu o formato de osso aos nossos olhos devido à uma combinação de luz e perspectiva de registro da cena.



Artes: No topo, possível pareidolia revela ossos em Marte, em imagem captada pelo Jipe-robô Curiosity em agosto de 2014. Acima, outro efeito de pareidolia marciana apresenta pedras no formato de um camundongo. Créditos: JPL/NASA, Apolo11.com.







Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2018
Política de Privacidade   |     Termo de Uso e Licenciamento   |  -   Entre em Contato

"A gente só diz sim ou não no casamento e, ainda assim, às vezes erra." - Itamar Franco